sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Presidência não reage ao PAIGC

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 29 Fev 2008


A presidência da Guiné-Bissau recebeu o comunicado do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), retirando a confiança política no primeiro-ministro guineense, mas ainda não vai reagir, disse hoje fonte da presidência.

A presidência não reage porque o primeiro-ministro se encontra em viagem oficial à Gâmbia, devendo regressar no sábado, acrescentou a mesma fonte à Agência Lusa.

Fonte da primatura, escritórios do chefe do governo da Guiné-Bissau, contactada pela Lusa, também se recusou a reagir porque o primeiro-ministro se encontra fora do país.

O PAIGC retirou hoje a confiança política a Martinho N'Dafa Cabi por "atitudes de falta de respeito e indisciplina com o presidente do partido", Carlos Gomes Júnior, refere o comunicado da maior força política guineense.

A decisão do PAIGC foi tomada após Carlos Gomes Júnior ter sido recebido na quinta-feira pelo presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo "Nino" Vieira.

A retirada da confiança política a Martinho N'Dafa Cabi pelo PAIGC, com as "inerentes consequência políticas", como refere o comunicado, ocorre cerca de um ano depois de três partidos terem estabelecido um pacto de estabilidade, que levou à queda do então governo liderado por Aristides Gomes.

Em Fevereiro de 2007, o PAIGC juntamente com o Partido da Renovação Social (PRS) e Partido Unido Social-Democrata (PUSD), as maiores forças políticas da Guiné-Bissau, assinaram um pacto de estabilidade governativa, que apresentou uma moção de censura ao Governo no parlamento.

Na sequência da aprovação da moção de censura e consequente queda do governo de Aristides Gomes, os três partidos formaram um novo executivo, tendo o PAIGC, vencedor das últimas legislativas do país, apontado Martinho N'Dafa Cabi para o cargo de primeiro-ministro.

As divergências entre o primeiro-ministro e o líder do PAIGC têm sido referenciadas na imprensa, mas os dois políticos sempre as negaram, tendo Carlos Gomes Júnior reafirmado no final de 2007 a sua confiança política a Martinho N'Dafa Cabi.

O PAIGC deverá realizar o seu congresso no início do próximo mês de Abril, tendo a imprensa guineense apontado Martinho N'Dafa Cabi como possível candidato à presidência do partido.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?