terça-feira, janeiro 29, 2008

UE e Banco Mundial financiam desenvolvimento do sector energético

Origem do documento: www.macauhub.com.mo (28 Jan 2008)


Bissau, Guiné-Bissau, 28 Jan - A União Europeia e o Banco Mundial atribuíram sexta-feira um financiamento de 1,3 milhões de euros ao governo da Guiné-Bissau para melhorar o fornecimento de luz e água no país.

De acordo com o chefe da delegação da Comissão Europeia em Bissau, Franco Nulli, a energia constitui uma das mais "valiosas forças motrizes do desenvolvimento de qualquer país e, portanto, também da Guiné-Bissau".

"Um dos maiores problemas deste país é a falta de energia e de electricidade em particular. O que constitui um enorme constrangimento ao fornecimento dos serviços de base e ao desenvolvimento industrial e obriga a uma fustigada pressão sobre a natureza", disse o embaixador Franco Nulli.

A população da Guiné-Bissau está desde Abril de 2007 sem fornecimento de electricidade e com falhas constantes no abastecimento de água canalizada.

O principal obstáculo para a regularização desta situação está relacionado com o facto de o fornecimento de água e electricidade estar dependente de geradores, não havendo muitas vezes dinheiro para a compra de gasóleo.

Por outro lado, os geradores são obsoletos e avariam-se com frequência.

A convenção assinada permitirá elaborar um Plano Director do Sector da Energia para servir de quadro de referência e de orientação para todas as acções, programas e projectos a serem executados no âmbito nacional. (macauhub)



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?