sábado, dezembro 08, 2007

Guiné-Bissau: Parlamento aprova Orçamento de Estado para 2008

Origem do documento: macauhub, 07 Dez 2007


Bissau, Guiné-Bissau, 07 Dez - O parlamento da Guiné-Bissau aprovou quinta-feira, por maioria absoluta, o Orçamento Geral do Estado para 2008, a primeira vez na história do país em que aquele documento é apresentado e debatido antes do ano da sua execução.

O OGE aprovado contém despesas de 98 mil milhões de francos CFA (cerca de 149 milhões de euros) e um défice de 60 mil milhões de francos CFA (cerca de 91 milhões de euros).

Em declarações à imprensa, o ministro das Finanças, Issuf Sanhá, disse que o défice será facilmente ultrapassado com a aprovação do programa Pós-Conflito que o país está a negociar com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e consequente realização de uma reunião com os doadores.

O programa Pós-Conflito permitirá ao país receber uma espécie de "aval do FMI" para que os doadores possam desembolsar "importantes fundos" de ajuda ao desenvolvimento, disse Issuf Sanhá.

Na dotação orçamental de 2008, o Ministério das Finanças é aquele que detém a maior fatia com pouco mais de oito mil milhões de francos CFA.

O ministério da Defesa Nacional, que detinha maior bolo no orçamento de 2007, está na segunda posição, seguido dos Ministérios da Educação e Saúde Pública. (macauhub)



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?