quinta-feira, novembro 08, 2007

País pode exportar pescado para UE a partir de Janeiro

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 08 Nov 2007


A Guiné-Bissau poderá ter reunidas, a partir de Janeiro de 2008, todas as condições exigidas pela legislação europeia para exportar pescado para o mercado dos "27", anunciou hoje o ministro das Pescas guineense, Daniel Gomes.

Numa conferência de imprensa em que apresentou o balanço das várias missões que efectuou nos últimos dias a alguns países africanos e europeus, nomeadamente Portugal e Espanha, Daniel Gomes explicou que a Guiné-Bissau "já reúne todas as condições" para começar a exportar o pescado.

"Julgamos que já estão reunidas todas as condições exigidas pelos padrões internacionais para que possamos iniciar a nossa exportação do pescado", afirmou Daniel Gomes, sublinhando que uma missão técnica da União Europeia deverá chegar ao país "brevemente" para confirmar a existência dessas condições.

A Guiné-Bissau não podia exportar o seu pescado, nomeadamente para o mercado europeu, porque o país não dispunha de um laboratório para certificar a qualidade dos produtos.

Com a ajuda da UE, Bissau empenhou-se na instalação de três laboratórios, sendo que um se ocupará de conferir certificados de qualidade ao pescado.

A pesca é das principais fontes de receita da Guiné-Bissau, rendendo ao país cerca de 40 milhões de euros anuais, através de venda de licença aos navios europeus e asiáticos.

Estudos do governo indicam que com a exportação do pescado localmente transformado poderão entrar para os cofres do Tesouro receitas anuais de cerca de 400 milhões de euros, além de criar milhares de postos de trabalho directo.

Por outro lado, o ministro das Pescas guineense, anunciou que Espanha prometeu disponibilizar três milhões de euros para pagar a contrapartida do governo da Guiné-Bissau no âmbito de um financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para a construção de um porto de pesca em Bissau.

O BAD anunciou, em Fevereiro passado, ter já mobilizado um envelope de 10 milhões de dólares para a construção do porto de pesca do Bandim, aguardando apenas que o governo disponibilize a sua contrapartida de três milhões de euros para o arranque do projecto.

De acordo com Daniel Gomes, o concurso internacional para a construção do porto de pesca do Bandim será lançado em Dezembro, devendo as obras arrancar no primeiro trimestre de 2008.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?