quarta-feira, novembro 14, 2007

Nino Vieira pede a Lula apoio para mobilizar ajuda internacional

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 14 Nov 2007



O presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo "Nino" Vieira, pediu hoje ao seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para mobilizar a comunidade internacional no sentido de ajudar este país africano.

"A Guiné-Bissau gostaria de poder contar com uma participação activa do Brasil na procura de vias que permitam a mobilização de assistência externa indispensável para a execução das importantes estratégias do governo", afirmou "Nino" Vieira num discurso, lido após a assinatura de acordos de cooperação com o Brasil.

O presidente guineense iniciou segunda-feira uma visita oficial de três dias ao Brasil com o objectivo de reforçar a cooperação entre os dois país, devendo regressar à Guiné-Bissau na sexta-feira.

As estratégias do governo da Guiné-Bissau são constituídas por três importantes pontos, que passam pela reforma do sector da Defesa e Segurança, Programa Mínimo de Saneamento das Contas Públicas e Programa de Emergência de Combate ao Narcotráfico.

Segundo o chefe de Estado africano, os "indicadores macro-económicos do país têm registado uma evolução positiva, mas a conjuntura continua frágil, devido, sobretudo, ao não desembolso dos montantes anunciados pelos parceiros de desenvolvimento na Mesa de Doadores de Genebra".

Sobre o tráfico de droga, "Nino" Vieira afirmou que o governo guineense já manifestou a sua vontade de erradicar o flagelo que ameaça a "jovem democracia" guineense.

Numa outra parte do seu discurso, o presidente da Guiné-Bissau abordou a cooperação entre os dois países, dando especial ênfase à cooperação económico-empresarial.

"Parece-nos relevante sublinhar que a cooperação económico-empresarial pode constituir um eixo importante da nossa parceria, tendo em conta as potencialidades existentes na Guiné-Bissau", afirmou "Nino" Vieira, referindo-se aos sectores das minas, energia, pescas, agro-indústria e turismo.

No quadro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), "Nino" Vieira, que detém a presidência em exercício da Conferência de Chefes de Estado e de governo da organização, sublinhou alguns dos êxitos alcançados pela comunidade.

Salientou, contudo, que os "desafios de reforço da cooperação intracomunitária e da cooperação entre a CPLP e outras instituições internacionais, bem como a necessidade de promoção de uma estratégia para a promoção de língua portuguesa no plano internacional carecem de maior atenção e de um impulso sério de todos os Estados membros".

Segundo "Nino" Vieira, a questão da Cidadania e Livre Circulação de Pessoas e a ratificação do Acordo Ortográfico são assuntos da ordem de trabalhos que reclamam atenção prioritária.

"A Guiné-Bissau está empenhada a dar passos nesse sentido o mais rapidamente possível", sublinhou.

No encontro entre os dois presidentes foram assinados protocolos de cooperação nas áreas do combate à malária, política, agricultura e comércio.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?