sábado, setembro 15, 2007

Assinado acordo com Angola para exploração de bauxite

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 14 Set 2007


A Guiné-Bissau e Angola assinaram quinta-feira um acordo de exploração conjunta da bauxite na região do de Boé (sudeste), próxima da fronteira com a Guiné-Conacri, anunciou o ministro dos Recursos Naturais guineense.

"Este projecto vai gerar recursos financeiros suplementares e contribuir para a melhoria da balança de pagamentos da Guiné-Bissau", disse Soares Sambu, afirmando que se trata dum projecto extremamente importante para o futuro do país.

Por seu turno, o ministro das Obras Públicas angolano, Higino Carneiro, que se deslocou a Bissau para assinar o acordo, indicou que o projecto permitirá reforçar as relações de amizade e de cooperação entre os dois países.

À margem da cerimónia, Soares Sambu declarou à imprensa que vai ser criada uma sociedade anónima de capital comum, acrescentando que a empresa Bauxite Angola vai conceder ao governo guineense 13 milhões de dólares (9,4 milhões de euros) depois de determinados os prazos de pagamento pelas duas partes.

O ministro guineense adiantou que a sociedade terá três accionistas, nomeadamente uma empresa pública guineense, com 10 por cento das acções, uma outra angolana, com 20 por cento, e a Bauxite Angola, com os restantes 70 por cento.

Soares Sambu lembrou que, em Maio último, a Bauxite Angola assinou um memorando de entendimento com a Guiné-Bissau para a exploração de bauxite na região de Boé, e precisou que a empresa vai comercializar e explorar o mineral e será autorizada a explorar outros minerais do subsolo do país.

Segundo o ministro guineense, estima-se que as reservas de jazidas de bauxite na região de Boé atinjam as 110 milhões de toneladas, confirmadas já deterem a categoria "C1C2", numa margem de sondagem de 100 metros por 100 e de 200 metros por 200.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?