quinta-feira, agosto 02, 2007

China oferece duas mil toneladas arroz, base alimentar dos guineenses

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 02 Ago 2007


A China vai entregar ao governo da Guiné-Bissau, na sexta-feira, duas mil toneladas do arroz, base da dieta alimentar dos guineenses mas em escassez no mercado local nos últimos tempos, anunciou hoje fonte governamental.

Segundo fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, a oferta chinesa chega a Bissau na sexta-feira, dia em que o embaixador de Pequim, Yan Bangua, procederá a sua entrega à chefe da diplomacia guineense, Maria da Conceição Nobre Cabral.

A disponibilidade de Pequim em oferecer arroz ao governo de Bissau justifica-se pela falta do cereal no mercado local desde há duas semanas, bem como pelos "laços de solidariedade" existentes entre a China e a Guiné-Bissau, referiu a fonte reportando as declarações do embaixador Yan Bangua.

O arroz, base da dieta alimentar dos guineenses, escasseou no mercado, situação que tem obrigado a que o preço do produto esteja inflacionado, chegando um saco de 50 quilogramas a custar 17 mil francos CFA (cerca de 25,95 euros) contra 12,5 mil francos CFA, o preço normal.

Nos últimos dias, as emissoras de rádio de Bissau têm criticado os comerciantes que se "aproveitam" da escassez do arroz para inflacionar o preço do cereal.

A rádio Bombolom FM, estação privada de Bissau, considera "criminosos e oportunistas" os comerciantes que estão a inflacionar o preço do arroz, acusando também o governo de nada fazer.

Antes da oferta do arroz, a China disponibilizou ao governo guineense 100 bolsas de estudo para formação de quadros guineenses.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?