terça-feira, julho 31, 2007

Protecção especial a missões católicas vítimas de vandalismo

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 31 Jul 2007


As missões católicas da Guiné-Bissau vão ter protecção especial da polícia para combater os actos de vandalismo e de agressão de que têm sido vítimas nos últimos tempos, anunciou hoje o ministro da Administração Interna.

Baciro Dabó deu estas indicações aos jornalistas no final de uma audiência que manteve com o bispo de Bissau, José Camnaté Na Bissgn, que lhe transmitiu a preocupação da Igreja com o clima de violência no país.

O bispo de Bissau revelou também ao governante que a Igreja está inquieta com os níveis de vandalismo e do tráfico de drogas no país.

O prelado católico caracterizou estas situações como "males que afligem a sociedade e a Igreja Católica" guineense e, portanto, frisou "situações que devem merecer a preocupação" de todos.

"Ouvi as preocupações do bispo de Bissau, mas a polícia promete uma protecção especial para as missões católicas, sobretudo, as que se encontram em lugares distantes no interior do país", declarou Baciro Dabó.

Relatos confirmados por várias missões católicas indicam a ocorrência de agressões, roubo e actos de vandalismo nestas instituições, devido à falta da presença da polícia.

O ministro da Administração Interna afirmou que estas situações não podem continuar devido ao trabalho que a Igreja desenvolve junto das populações guineenses.

Baciro Dabó caracterizou a "visita de cortesia" de José Camnaté ao Ministério do Interior como sendo "um sinal importantíssimo" para o trabalho que tem sido desenvolvido.

Por seu turno, o bispo de Bissau considerou que o nível de insegurança e de violência no país "é deveras preocupante" pelo que é chegado a altura das autoridades tomarem medidas.

O responsável máximo da Igreja Católica na Guiné-Bissau precisou que as missões têm-se esforçado para, através da evangelização, diminuir os níveis de violência no país, pelo que as autoridades, as associações e as organizações não governamentais também deviam ajudar.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?