quarta-feira, julho 04, 2007

EUA pedem explicações sobre demissão do director da PJ

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 04 Jul 2007


O governo dos Estados Unidos pediu hoje explicações às autoridades da Guiné-Bissau sobre a recente exoneração do director-geral da Polícia Judiciária Orlando Silva, na sequência de uma polémica relacionada com a apreensão de droga.

De acordo com uma nota enviada pela embaixada dos Estados Unidos, em Dacar, Senegal, ao governo de Martinho N'Dafa Cabi, e citada pela rádio guineense Bombolom FM, em Bissau, as autoridades norte-americanas pretendem saber os motivos que levaram o executivo guineense a demitir Orlando Silva e Alexandre António Forbs, este último inspector-geral da PJ.

Na nota, o governo norte-americano refere que Orlando Silva e Alexandre Forbs, "não cometeram nada de errado", enquanto responsáveis pela PJ guineense pelo que a medida do governo lhe suscita "profunda preocupação".

Orlando Silva e Alexandre Forbs foram demitidos em Junho na sequência de uma reunião extraordinária do governo convocada para analisar o alegado desaparecimento de 674 quilogramas da droga que estava guardada nos cofres do Tesouro Público.

O governo, contudo, não especificou os motivos pelos quais decidiu exonerar os dois agentes "cérebros" da apreeensão da droga alegadamente desaparecida.

Durante a liderança dos dois agentes a PJ guineense conseguiu levar a cabo com sucesso duas operações de captura de narcotraficantes e importantes quantidades da droga, sublinhou ainda a nota do governo dos Estados.

"O governo dos Estados Unidos da América tinha confiança na integridade e capacidade dos dois agentes" exonerados, facto que se traduziu pela oferta de equipamentos de combate ao narcotráfico bem como todo o apoio técnico, refere ainda a nota.

Fonte do governo guineense disse à Lusa que a embaixadora dos Estados Unidos no Senegal, que assegura também a representação diplomática norte-americana na Guiné-Bissau, deverá deslocar-se na sexta-feira a Bissau.

Janice Jacobs irá transmitir pessoalmente às autoridades guineenses a preocupação do seu governo que consta na nota e solicitar todas as informações sobre o processo de combate ao narcotráfico na Guiné-Bissau.

Para já o governo dos Estados Unidos entende que o combate ao narcotráfico na Guiné-Bissau "deu um passo atrás" com a exoneração de Orlando Silva e Alexandre Forbs.

Contudo, Washington espera que o próximo responsável a ser nomeado pelo governo de Bissau seja "um oficial forte e experiente para o cargo", destaca a nota do governo norte-americano.

Segundo informações que a Lusa não conseguiu confirmar oficialmente, o próximo director-geral da PJ guineense deverá ser Hermenegildo Pereira, jovem magistrado do Ministério Público, licenciado pela Faculdade de Direito de Bissau (FDB).



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?