quinta-feira, junho 14, 2007

China dá ajuda económica de 3 milhões de euros

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 14 Jun 2007


A China vai conceder ajuda económica à Guiné-Bissau no valor de cerca de 3 milhões de euros, no âmbito do protocolo de apoio financeiro assinado hoje em Bissau entre os dois países.

O protocolo foi assinado pela chefe da diplomacia guineense, Maria da Conceição Nobre Cabral, e pelo embaixador da China em Bissau, Yan Ban Ghua.

A verba destina-se a ajudar o executivo guineense a ultrapassar as dificuldades orçamentais, que têm impedido o pagamento dos salários aos funcionários públicos.

Durante a cerimónia, o embaixador chinês anunciou também a entrega de um donativo no valor de 300 mil euros para os deslocados guineenses da fronteira do norte do país, devido ao conflito com os rebeldes da província senegalesa de Casamança.

"A assinatura do presente protocolo financeiro acontece num momento em que o nosso governo se depara com graves problemas orçamentais, sendo chamado a responder a vários compromissos urgentes e inadiáveis ligados ao funcionamento mínimo do aparelho do Estado e ao pagamento de salários aos funcionários públicos", sublinhou na ocasião a ministra.

O apoio financeiro chinês mostra de "forma inequívoca a dinâmica que caracteriza as nossas relações de cooperação", acrescentou a ministra guineense, sublinhando que mesmo nos "momentos mais difíceis" o governo chinês sempre respondeu aos apelos da Guiné-Bissau.

O embaixador da China realçou a longa história de cooperação entre os dois países, sublinhando que nos últimos anos essa cooperação foi intensificada.

"Desta vez, o governo chinês ofereceu um novo donativo que representa a amizade da China com o povo guineense", disse, sublinhando esperar que o apoio financeiro estimule as condições económicas da Guiné-Bissau.

Por outro lado, a China anunciou também hoje a entrega em Agosto de apoio alimentar de 30 mil toneladas de arroz à Guiné-Bissau.

Os dois governos procedem ainda hoje à apresentação pública da construção de vivendas sociais e do projecto de saneamento das águas de Bissau.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?