quinta-feira, maio 31, 2007

Reposto «stock» de arroz após dois meses de escassez

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 31 Mai 2007

A ruptura de "stock" de arroz na Guiné-Bissau já está ultrapassada e o cereal, base da dieta alimentar dos guineenses, está garantido para os próximos seis meses, disse hoje fonte oficial.

Segundo o director-geral do Comércio e Concorrência, Jaimantino Có, nos últimos dias chegaram ao país cerca de 39 mil toneladas de arroz de diversas qualidades, o que permitiu o reabastecimento do mercado pelo menos até Novembro.

Entre Março e Abril passados a Guiné-Bissau viveu uma ruptura de "stock" do arroz, com o preço do saco de 50 quilos a chegar aos 20 mil francos CFA (cerca de 30,50 euros).

O preço do arroz voltou a estabilizar, com o saco de 50 quilos a ser vendido a 12.500 francos CFA (cerca de 19 euros), indicou Jaimantino Có.

Segundo o director-geral do Comércio, o que se passou em Março e Abril não deve ser considerado uma ruptura de "stock" de arroz, porque o que aconteceu foi falta de uma certa variedade mais consumida pelos guineenses, "o trinca 100% partido perfumado".

A maioria da população dos centros urbanos da Guiné-Bissau prefere o trinca, tipo de arroz importado do Sudeste Asiático, ao invés de outras variedades que geralmente existem em abundância no mercado local, explicou ainda Jaimantino Có.

O director-geral do Comércio e Concorrência afirmou também que nos armazéns de Bissau existem cerca de 20 mil toneladas de trinca 100% perfumado pelo que, no seu entender, "a situação está sob controlo".

Questionado sobre a possibilidade de o preço do arroz vir a aumentar, Jaimantino Có disse que o governo está atento, tendo sido dadas ordens aos fiscais do Ministério do Comércio para deter quem estiver a vender para além do permitido por lei.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?