sábado, março 31, 2007

Cancelados comício e manifestação previstos para hoje

Origem dos documentos: www.noticiaslusofonas.com, 31 Mar 2007

Cancelados comício e manifestação previstos para hoje


A manifestação e comício convocados para hoje na Guiné-Bissau foram cancelados com o início de reuniões entre o Presidente da República, João Bernardo "Nino" Vieira, e os partidos políticos, anunciou o Partido da Renovação Social.

"Foi tudo cancelado porque o chefe de Estado começou a auscultar os partidos", disse à Agência Lusa Sori Djaló, primeiro vice- presidente do Partido de Renovação Social (PRS).

"Pensamos que toda a situação vai ser ultrapassada", acrescentou Sori Djaló.

A manifestação e comício previstos para hoje na Chapa de Bissau, situada na estrada que liga o aeroporto à capital guineense, foram convocados sexta-feira.

Na sexta-feira, algumas centenas de pessoas manifestaram-se em Bissau a favor do pacto de estabilidade governativa assinado entre as três principais forças políticas do país.

A manifestação culminou com um improvisado comício realizado na Praça dos Heróis Nacionais, onde vários dirigentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), PRS e Partido Unido Social Democrata (PUSD) apelaram para a paz e estabilidade no país.

A Guiné-Bissau enfrenta mais um momento de instabilidade política criado após a aprovação de uma moção de censura no parlamento contra o Governo liderado por Aristides Gomes.

A moção de censura foi apresentada pelos três principais partidos do país - PAIGC, PRS e PUSD - após a assinatura de um acordo de estabilidade governativa, que prevê a criação de um governo de consenso nacional.

Na sequência destes acontecimentos, o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, apresentou quinta-feira a demissão ao chefe de Estado.

O Presidente guineense iniciou depois reuniões com o Conselho de Estado e partidos políticos, que hoje prosseguem.


PAIGC propôs ao Presidente nome do futuro primeiro-ministro

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) já apresentou ao chefe de Estado da Guiné-Bissau o nome para o futuro primeiro-ministro, anunciou hoje o vice-presidente do Partido da Renovação Social (PRS).

A saída de uma audiência com João Bernardo "Nino" Vieira, Ibraima Sory Djaló, vice-presidente do PRS adiantou que o Presidente já está na posse de um nome proposto pelo PAIGC, personalidade que recusou a identificar.

Ainda de acordo com Sory Djaló, o nome proposto pelo PAIGC para primeiro-ministro agrada ao PRS.

O Presidente "Nino" Vieira tem estado, desde quinta-feira, em consultas com o Conselho de Estado e partidos com representação parlamentar com vista a encontrar soluções para a crise política que assola o país desde há duas semanas.

O parlamento retirou confiança ao Governo e consequentemente o primeiro-ministro Aristides Gomes apresentou ao Presidente o seu pedido de demissão, embora "Nino" Vieira ainda não se tenha pronunciado sobre o assunto.

Antes da audiência com a delegação do PRS (composta pelos vice-presidentes Sory Djaló, Imbunhe Incada e Vença Na Luak) o chefe de Estado guineense recebeu o PAIGC, cuja delegação era composta pelo presidente do partido, Carlos Gomes Júnior, acompanhado por Satu Camará e Martinho Ndafa Cabi.

A saída da audiência com "Nino" Vieira, o líder do PAIGC foi lacónico nas suas declarações limitando-se a afirmar que a proposta apresentada pelo seu partido será conhecida brevemente.

O Presidente recebe ainda hoje, a partir das 18:00 (19:00 em Lisboa) as delegações das coligações eleitorais Aliança Popular Unida e União Eleitoral, podendo ainda hoje publicar a sua decisão em relação às consultas.

Entretanto, sexta-feira o presidente interino do Partido Unido Social-Democrata (PUSD) havia manifestado a discordância do seu partido quanto a possibilidade de o chefe de Estado demitir o Governo de Aristides Gomes.

Para Augusto Barai Mango não faz sentido trocar de Governo numa altura em que o país se encontra há oito meses de eleições legislativas regulares.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?