quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Dirigentes do PRS exigem afastamento de Koumba Ialá

Origem do documento: www.agenciabissau.com, 07 Fev 2007
Por: Alfredo Saminanco

O Ministro da Agricultura e Alto Dirigente do Partido da Renovação Social (PRS) Sola Nanquilin Nabitchita revelou a imprensa estar confiante na impugnação dos resultados das eleições do III Congresso do PRS.

Sola Nanquilim Nabitchita que era outrora muito próximo do líder incontestável do PRS Koumba Ialá, afiançou ainda a imprensa que esta sua posição de intransigência é para repor a legalidade e combater indício de corrupção nos órgãos de partido.

Sem papa na língua Sola Nanquilin Nabitchita considerou a eleição de Koumba Ialá para a presidência do partido de ilegal que viola os estatutos dos renovadores. Por isso, nas suas palavras, garante que não aceitará quaisquer assaltos de poder no interior do PRS.

Asseverou ainda que não poderia ficar calado enquanto o estatuto do PRS está a ser violado. Por isso, foi obrigado avançar com a providência cautelar no Tribunal para impugnar os resultados das eleições do III Congresso da segunda maior partido político na oposição.

Optimista, Sola Nanquilin Nabitchita disse esperar uma justiça imparcial independente uma vez que a razão está com ele.

Por seu lado, o novo Secretário-geral do PRS Augusto Poquena asseverou igualmente que está confiante na Justiça guineense.

Todavia, disse estranhar com a posição de Sola Nanquilin Nabitchita e de outros dirigentes do PRS que estão apoia-lo nesta luta de impugnação dos resultados das eleições do seu III Congresso, uma vez que foram eles que legitimaram o Congresso, aceitando todos documentos produzidos no conclave.

Augusto Poquena não percebeu ainda as razões que levaram agora Sola Nanquilin Nabitchita e os seus correligionários a impugnar os resultados das eleições do III Congresso do partido.

No seu entender não existe a razão objectiva de Sola Nanquilin Nabitchita e os seus correligionários impugnarem os resultados da assembleia magna da segunda maior força politica parlamentar da Guiné-Bissau.

Para Augusto Poquena a única explicação desta tentativa de impugnação dos resultados do III Congresso deve-se apenas ao facto de Sola Nanquilin Nabitchita e os seus apoiantes saírem derrotados da magna reunião do PRS.

Contudo, garantiu que mesmo com oposição de Sola Nanquilin Naitchita, o PRS não fragmentará e muitos mergulhará em crise profunda como aconteceu com a Resistência da Guiné-Bissau – Movimento Bafatá, porquanto a maioria dos militantes continuam a estar com o seu líder incontestável Koumba Ialá.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?