domingo, janeiro 07, 2007

Revolta após morte de Sanhá

1. Origem do documento: Correio da Manhã (Lisboa), 07 Jan 2007

Revolta após morte de Sanhá
por Carlos Menezes

A tensão política e militar regressa a Bissau com a morte do comodoro Mohamed Lamine Sanhá, um muçulmano e ex-chefe do Estado-Maior da Armada, dois dias depois ter sido baleado por desconhecidos, perto da sua casa. Após ter sido divulgada a morte de Sanhá, eclodiram distúrbios que culminaram com a morte de um jovem.

Sucederam-se manifestações espontâneas no Bairro Militar, onde morava o ex-chefe de Estado-Maior da Armada, cujo funeral deverá realizar-se hoje em Sanconha, na região do Guinará. Os manifestantes, entre outras palavras, gritavam: “É isto que Tagmé Na Waie quer e já conseguiu”, numa alusão ao actual chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, a quem acusam de estar por detrás do atentado contra Sanhá. Os manifestantes queimaram pneus e ergueram barricadas no Bairro Militar impedindo a circulação de veículos e incendiaram e saquearam a casa ainda em construção do presidente ‘Nino’ Vieira. Segundo fontes em Bissau, face à violência da manifestação, militares guineenses intervieram para conter a violência e um jovem acabou por morreu e dois outros ficaram feridos. O ambiente era ontem, ao fim da tarde, de uma aparente acalmia depois de militares e polícias dispersarem os jovens.

Recorde-se que Sanhá e o tenente-coronel Almami Camará estiveram detidos em Agosto último acusados da tentativa de assassínio de Tagmé Na Waie. Após ter saído da prisão, Sanhá e Camará responsabilizaram Tagmé de os estar a perseguir por pertencerem à etnia mandinga, a mesma do falecido general Ansumane Mané, líder da Junta Militar, que derrubou o presidente ‘Nino’ Vieira em 1999. “Fomos detidos quatro vezes sem culpa formada. Chega de perseguição de Tagmé aos militares muçulmanos” afirmou então Sanhá.



2. Origem do documento: Jornal de Notícias (Lisboa), 07 Jan 2007

Saqueada uma casa do presidente "Nino"

A casa ainda em construção do presidente guineense "Nino" Vieira foi ontem queimada e saqueada por centenas de jovens do bairro onde residia o ex-chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), que morreu ontem, na sequência de ter sido baleado, na quinta-feira passada.

"Lamine Sanhá é um combatente da liberdade da pátria. Não merecia esta morte, tão estranha. Estamos aqui para honrar a sua vida", disse à agência Lusa um dos jovens "Ele ["Nino"Vieira] que mande a sua tropa matar- -nos, é o que estamos a pedir", acrescentou o jovem.

Queimando pneus e montando barricadas, os jovens controlaram, durante duas horas, as estradas que dão acesso ao bairro. Os materiais para a construção foram saqueados. A sede do Partido Popular, de Ibraima Sow (conselheiro presidencial) também foi queimada. Ao fim da tarde, soldados e polícias dispersaram a multidão e assumiram o controlo dos acessos ao bairro.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?