quarta-feira, janeiro 17, 2007

Saída de Carlos Gomes Jr negociada entre o Governo e a CI

Origem do documento: www.guine-bissau.com, 17 Jan 2007
Por: SABINO SANTOS LOPES

O presidente do PAIGC desmentiu recentemente a notícia da Lusa que dava conta de que terá acusado Nino Vieira de estar na origem da morte de lamine Sanhá. Não obstante este desmentido, a guine-bissau.com sabe que nas negociações em curso para a saída do líder do PAIGC e deputado da Nação na sede das Nações Unidas, o Poder tem exige que o refugiado apresente um pedido de desculpas.

Fonte da guine-bissau.com garantiu que esta condição foi recentemente introduzida nas negociações, mas não esclareceu se foi a Presidência da República ou o Governo que o impôs. De momento não se sabe se, o ex-Primeiro-ministro vai aceitar esta condição, mas tudo indica o assunto deverá merecer análise na sede do PAIGC.

A saída de Carlos Gomes Jr. da sede das Nações Unidas onde se encontra refugiado desde dia 10 de Janeiro, está a ser negociada entre a Presidência da República, Governo e a comunidade Internacional representada pelo Bureau das Nações Unidas para a Consolidação da Paz (UNOGBIS). O primeiro encontro para se tratar desse assunto aconteceu no dia 12 do corrente mês entre o Presidente da República e o representante de Ban Ki-Mon no país. A saída do encontro com Nino Vieira, Shola Omeirege garantiu a imprensa que discutiu com o chefe de Estado, exclusivamente questões ligadas a situação do refugiado.

O representante recusou abordar de forma alargada a questão, mas considerou de delicado aquilo que aconteceu, tendo aproveitado para pedir a ponderação aos meios de Comunicação social sobre o assunto. Shola Omeirege, defendeu que os órgãos de informação, devem moderar a forma de tratar alguns casos, tendo em conta a delicadeza do momento. No entanto, não revelou qual é a conclusão que chegou com o Chefe de Estado.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?