quarta-feira, janeiro 24, 2007

«Nino» Vieira recebe Bacai Sanhá para debater crise política

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 24 Jan 2007

O chefe de Estado da Guiné-Bissau, João Bernardo "Nino" Vieira, reuniu-se hoje com o ex-presidente interino guineense Bacai Sanhá para debater a crise política no país, com destaque para a situação do antigo primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior.

à saída da audiência, Malam Bacai Sanhá, presidente interino entre 1998-99 e candidato derrotado por "Nino" Vieira na segunda volta das últimas presidenciais guineenses, referiu ter abordado com o chefe de Estado o actual momento do país, que considerou "preocupante, mas não alarmante".

Bacai Sanhá, que fixou residência em Dacar, Senegal, há mais de um ano, admitiu também que a situação de Carlos Gomes Júnior, refugiado na sede da ONU há 14 dias, foi outro assunto abordado na conversa com "Nino" Vieira.

O líder do Partido Africano da Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC), força política que apoiou a candidatura de Bacai Sanhá nas presidenciais de 2005, está refugiado na sede das Nações Unidas, em Bissau, desde o passado dia 10, para escapar a um mandado de captura passado pelo ministro do Interior.

Carlos Gomes Júnior refugiou-se na ONU depois de ter acusado o Presidente guineense de ser responsável pelo assassínio do ex-Chefe do Estado-Maior da Armada, comodoro Lamine Sanhá, afirmações que o ex- primeiro-ministro refutou, alegando nunca ter pronunciado o nome de "Nino" nas declarações feitas à Lusa.

Em relação ao assunto, Bacai Sanhá defendeu que o "diálogo, a contenção e a ponderação" de parte a parte devem prevalecer para a saída da crise.

Contudo, Bacai Sanhá lembrou que cabe aos órgãos da justiça resolverem o problema, afirmando desconhecer o dia em que Carlos Gomes Júnior poderá abandonar o edifício das Nações Unidas.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?