quarta-feira, janeiro 24, 2007

Empresa senegalesa ganha concurso para 3ª operadora de telemóveis

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 24 Jan 2007

A empresa senegalesa Sonatel venceu o concurso para a atribuição da terceira rede de operadora de telemóveis na Guiné-Bissau, numa corrida em que participaram cinco grupos, nomeadamente o norte-americano Global Voyce, disse o director do concurso.

Segundo Fernando Lacerda, director de licenciamento e gestão de frequências do Instituto das Comunicações da Guiné-Bissau (ICGB), a Sonatel foi quem apresentou a melhor proposta, recusando, no entanto, a revelar o montante financeiro em causa.

Dentro de cinco meses, a Guiné-Bissau passará a ter a terceira operadora de telemóveis, a Orange Bissau, nome pelo qual a Sonatel baptizou a sua rede, que fará concorrência à luso-guineense Guinetel, participada pela Portugal Telecom, e a sul-africana MTN, conhecida por Areeba.

A Guinetel, primeira operadora de telemóveis na Guiné-Bissau, em funcionamento desde Novembro de 2003, utiliza o prefixo sete, a Areeba usa o seis e a Orange Bissau terá como prefixo o número cinco.

As duas operadoras, Guinetel e a Areeba, juntas, têm 70 mil assinantes, num universo potencial de 300 mil utilizadores de telefones celulares, indicou à Lusa Fernando Lacerda.

Sobre o concurso que ditou a atribuição da licença aos senegaleses da Sonatel, o responsável do ICGB explicou que aquela empresa apresentou a melhor proposta, superando a norte-americana Global Voyce, a Teylium (das Ilhas Maurícias), a Lintel África (das Ilhas Cayman) e 3 Tel (da Guiné-Bissau).

Segundo Fernando Lacerda, a Orange Bissau será a primeira operadora da rede móvel a construir, de raiz, a sua própria sede, em Bissau, estando já o processo de aquisição de terreno a decorrer na zona de Brá, nos arredores de Bissau.

No plano de investimentos de três anos, a Orange Bissau conta cobrir o território guineense, pelo menos, até 90 por cento e em cinco fases, sendo que a primeira prevê ter a rede em funcionamento em Bissau até o mês de Maio.

A segunda fase será a cobertura das localidades de Bula (norte), Catió (sul), Bubaque (nas ilhas Bijagós) e Biombo (noroeste).

Esta operação deverá estar concluída antes do final do ano.

Até 2010 a Orange Bissau terá os seus serviços nos 37 sectores (circunscrições administrativas) que compõem a Guiné-Bissau bem como nas localidades das principais redes rodoviárias.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?