quinta-feira, dezembro 21, 2006

Governo "rompe" acordo de energia eléctrica com empresa nigeriana

Origem do documento: www.agenciabissau.com, 21 Dez 2006
Por: Eduino José da Silva
GOVERNO “ROMPE” ACORDO DE ENERGIA ELECTRICA COM EMPRESA NIGERIANA

O governo da Guiné-Bissau “rompeu” o acordo que assinara com a empresa nigeriana Aliance Energy (AEL) que visava privatização do Central Eléctrica de Bissau.

Em declaração a imprensa o Ministro das Finanças Victor Mandinga asseverou que não há acordos definitivos nem erros incorrigíveis. Por isso, o governo de Aristides Gomes decidiu, sob pressão do Banco Mundial (BM), fazer “meia culpa”, renunciando o acordo que estava pronto para ser implementado com os nigerianos de Aliance Energy.

Como razões deste volte face, Victor Mandinga alega que o acordo com a empresa nigeriana porque terá no próximo ano as consequências negativas para o país.

No seu entender, o acordo a Aliance Energy, irá proporcionar um aumento de combustível e governo não terá a capacidade financeira para suportar os encargos com o gasóleo para a produção da energia eléctrica na cidade de Bissau.

Assim sendo, o titular da pasta das Finanças garantiu que o seu governo está disposto aceitar conselhos e sugestões positivos para que o projecto multi-sectorial da reabilitação da energia eléctrica na Guiné-Bissau seja uma realidade.

Victor Mandinga reconheceu que o governo de Bissau liderado por Aristides Gomes tem falhado na implementação de alguns projecto na governação do país. Todavia, o homem forte das Finanças da Guiné-Bissau disse que o executivo também fez algo de positivo ao longo da sua governação.

Irritado com as noticias que dão conta da suspensão de ajuda de Banco Mundial a Guiné-Bissau, Victor Mandinga negou que aquela instituição financeira internacional tenha suspendido a ajuda ao nosso país.

Para Ministro das Finanças a cooperação da Guiné-Bissau com Banco Mundial não está suspensa. Nas suas palavras, as noticias que dão conta da suspensão da ajuda ao nosso país não correspondem a verdade.

Contudo, reconheceu que o Banco Mundial suspendeu o projecto multi-sectorial da reabilitação de infra-estruturas que ainda não estava a funcionar no nosso país.

Garantiu que a suspensão do referido projecto é temporária porquanto que o governo ainda está a negociar com Banco Mundial.

A boa prenda de natal para os Funcionários de Administração é a garantia do Ministro da Finanças Victor Mandinga de que iniciou ontem o pagamento de salários aos servidores de Estado que não recebem há quatro meses.

Curiosamente, Victor Mandinga que era o defensor do pagamento dos salários via bancária disse que desta vez o seu Ministério não vai pagar os servidores de Estado por via bancária e não precisou as razões que o levou a desistir de controlar o pagamento dos funcionários públicos via bancária.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?