sexta-feira, novembro 03, 2006

Pequim financia novo hospital e Palácio da Justiça em Bissau

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 03 Nov 2006

O governo chinês comprometeu-se a construir na capital da Guiné-Bissau um hospital militar e o Palácio da Justiça, durante a visita oficial do presidente João Bernardo "Nino" Vieira está a realizar à China.

Segundo disse hoje à agência Lusa o director-geral da Cooperação do Ministério dos Negócios Estrangeiros guineense, Artur Silva, Pequim atribuiu também à Guiné-Bissau 6,97 milhões de euros para ajuda ao desenvolvimento.

O mesmo funcionário superior esclareceu que a China concordou em construir na capital guineense um Hospital Militar e um Palácio da Justiça, e, fora da capital, a barragem do rio Geba em Saltinho, a 200 quilómetros sudeste de Bissau, para além de atribuir uma verba de 5,97 milhões de euros (60 milhões de reminbi) para a construção do Palácio do Governo guineense em Bissau.

Pequim atribuiu igualmente donativos de cereais no valor de 996,6 mil euros (10 milhões de reminbi) e um donativo de 783,6 mil euros, que entrará directamente no Orçamento Geral do Estado guineense.

"Há quase um ano que vimos discutindo sobre estes projectos, que acabam agora por ser concretizados de forma definitiva", referiu o Artur Silva.

Estas garantias foram assumidas pela China na quarta-feira, numa série de documentos de cooperação assinados, pelo lado guineense, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros Isaac Monteiro e, pelo lado chinês, pelo ministro do Comércio, Bo Xilai.

"A construção do Palácio da Justiça é extremamente importante para o sistema da Justiça da Guiné-Bissau enquanto a construção do Palácio do Governo resolve o problemas das infra-estruturas que o executivo tem estado a ocupar", disse Artur Silva, adiantando que a construção da nova sede do executivo guineense, três edifícios de três andares, terá início em 2007.

"A construção do Hospital Militar aumenta a capacidade de resposta do actual hospital de Bissau, porque a infra-estrutura estará à disposição da população em geral", acrescentou ainda o director- geral da Cooperação.

Os novos projectos de cooperação chineses na Guiné-Bissau foram assinados no seguimento do encontro, também na quarta-feira, entre o presidente "Nino" Vieira e o presidente chinês, Hu Jintao.

"Nino" Vieira iniciou no domingo passado, em Xangai, centro económico e financeiro da China, uma visita oficial ao país que termina na sexta-feira, após a qual o presidente guineense participa entre os 48 chefes de Estado e de Governo africanos na Cimeira de Alto Nível do Fórum de Cooperação Sino-Africana (FOCAC, na sigla em inglês), que decorre na capital chinesa durante o fim-de-semana.

No encontro entre os dois presidentes, Hu Jintao comprometeu- se a aprofundar a cooperação bilateral com a Guiné-Bissau, enquanto "Nino" Vieira especificou que Bissau quer aprofundar a cooperação com Pequim nos sectores energético, agrícola e pesca.

A Guiné-Bissau foi o primeiro país do mundo a assinar com a China acordos de cooperação no sector da pesca de águas profundas, enquanto na área energética, Bissau quer assegurar o apoio chinês para explorar eventuais jazidas de crude na costa guineense.

Em 2005, o comércio bilateral foi de 4,55 milhões de euros (5,79 milhões de dólares americanos) e a China é um dos principais parceiros de cooperação com a Guiné-Bissau, tendo vários projectos em curso e outros já terminados, como a nova sede da Assembleia Nacional Popular, no centro de Bissau.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?