sexta-feira, novembro 17, 2006

Consultores apresentam estudo sobre o aproveitamento do rio Gâmbia

Origem do documento: www.guine-bissau.com, 17 Nov 2006
Por: SABINO SANTOS LOPES

Um grupo de Consultores apresentou hoje dia 17 de Novembro, um estudo de construção de baragem a nível da Organização para o aproveitamento do rio Gâmbia. Durante o acto da apresentação presidido pelo ministro dos recursos Naturais guineense, o grupo demonstrou a viabilidade que a construção duma baragem em Sambangalou (Gâmbia) e Kaléta (Guinée-Conacri), pode ter para os países membros da OMVG.

O projecto orçado em cerca de 809 milhões de euros, prevê o abastecimento de energia para os quatro países (Guiné-Bissau, Senegal, Gâmbia e Guinée-Conacri) numa capacidade de 1/4 das necessidades de ambos. Mesmo estando ainda na fase de difusão do estudo, os consultores, acreditam que se, os trabalhos forem iniciados em 2007, a baragem estará pronta em 2011.

Aristides Ocante da Silva, ministro dos Recursos Naturais, realçou a importância, que a construção de baragem tem para o sector energético guineense, tendo exortado a todos a colaborarem no projecto.

Os impactos que esta acção de construção pode ter para os países também mereceu a atenção dos consultores, mas no caso da Guiné-Bissau, as maiores questões levantadas no seminário da apresentação do estudo, foram direccionados para as vantagens que o país pode ter.

Houve participantes que perguntaram se a construção da baragem pode resolver os problemas crónicos da energia na Guiné-Bissau. Houve aqueles que perguntaram se o país está mesmo em condições de absorver a quantidade de 224 kb que lhe é reservada.

As respostas para estas perguntas, quase que foram todas negativas, mas Inussa Camará, ponto focal da OMVG na Guiné-Bissau, não tem dúvidas de que a vontade política pode ajudar na solução dos problemas levantados.

Relativamente aos impactos ambientes, os consultores garantiram que, haverá indemnização aos populares das zonas que serão afectadas com a Construção e a estação da linha electrica.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?