sexta-feira, setembro 08, 2006

Soares da Costa constrói ponte financiada pela UE em 31 milhões de euros

Origem do documento: www.noticiaslusofinas.com, 08 Set 2006

A empresa portuguesa Soares da Costa vai construir uma ponte na localidade guineense de São Vicente, junto a fronteira com o Senegal, orçada em 31 milhões de euros, que são financiados na totalidade pela União Europeia (UE).

O contrato para a adjudicação da empreitada, uma das mais significativas obras de engenharia civil na Guiné- Bissau, foi hoje assinado entre o governo guineense, a Soares da Costa e o delegado da UE, em Bissau, o Embaixador italiano Franco Nulli.

A ponte na localidade de São Vicente, sobre rio Cacheu, norte do país, está enquadrada no âmbito de uma rede rodoviária trans-oeste-africana que ligará vários países nomeadamente a Guiné-Bissau, o Senegal, a Gambia, o Mali, a Mauritânia e a Nigéria.

A intenção de os governos destes países é ligar os respectivos Estados com redes de estradas e pontes, permitindo desta forma um fluxo rápido de transporte de pessoas, mercadorias e bens no âmbito do mercado comum tanto da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA) como da Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO).

O projecto para a construção de uma ponte em São Vicente data de 1993, tendo conhecido, desde essa altura, vários recuos motivados por problemas que vão desde alteração de planos, guerra civil até a anulação por duas vezes de concursos para a atribuição da empreitada.

Finalmente em Junho deste ano, o governo guineense, após varias consultas entre as empresas que se predispuseram a construir a ponte, considerou vantajosa a proposta apresentada pela Soares da Costa para a edificação daquela que será a segunda ponte financiada pela UE na Guiné-Bissau, a outra é a Amílcar Cabral erguida em João Landim.

A nova cuja obra durará 30 meses e deverá arrancar antes do final do ano, admitindo-se que seja a partir de Novembro, terá 670 metros de cumprimento, mais de 30 metros de lanço de acesso por cada lado e uma largura de 11,40 metros.

Em termos de tecnologia será uma ponte de cabotagem, permitindo a passagem de barcos de grande porte, já na perspectiva de ser usado como canal privilegiado para o escoamento do fosfato da região de Farim, cuja extracção deverá arrancar brevemente, indicou à Agência Lusa fonte do governo guineense.

Questionado pela Lusa sobre se a Soares da Costa estará em condições de cumprir com os prazos e necessidades em termos tecnológicos para a construção da ponte, José Manuel Fontes, representante da empresa portuguesa no acto da assinatura do contrato da empreitada, garantiu que "tudo farão" para responder aos compromissos assumidos.

No entanto, José Manuel Fontes sublinhou que a construção da ponte em São Vicente marcará o "regresso" da Soares da Costa à Guiné-Bissau, após uma "ausência" de cerca de uma década.

A Soares da Costa chegou à Guiné-Bissau em 1979, tendo construído largas centenas de estradas do país.

Por seu turno, o chefe da missão da UE na Guiné- Bissau, Franco Nulli destacou a importância da futura ponte para a integração do país no mercado sub-regional, mas também na facilidade de comunicação entre os guineenses.

Contudo, o embaixador Nulli frisou a necessidade de o país manter um clima de paz e de tranquilidade em termos políticos para que a obra possa, que disse ser "um importante empreendimento" possa ser executada conforme o previsto.

O mês de Março de 2009 é a data prevista no contrato para a entrega da obra executada pela empresa portuguesa Soares da Costa e fiscalizada pela francesa Scetaroute.

Em representação do primeiro-ministro guineense, o ministro das Finanças, Victor Mandinga prometeu o compromisso do executivo de Bissau para a manutenção de um clima de paz e de diálogo no país.

L'UE va financer un pont entre la Guinée-Bissau et le Sénégal
Origem do documento: www.africatime.com, 08 Set 2006
(Xinhuanet 07/09/2006)

L'Union européenne va financer, pour un coût de 31 millions d'euros, la construction d'un pont sur le fleuve Cacheu, à Sao Vicente, dans le nord de la Guinée-Bissau, a-t-on appris mercredi de source officielle bissau-guinéenne.

L'ouvrage devrait faciliter les liaisons terrestres entre la Guinée-Bissau et le Sénégal.

La signature du contrat pour la construction du pont a eu lieu en présence de MM. Victor Mandinga et Carlitos Barai, respectivement ministres des Finances et des Travaux publics et des Constructions et de l'Urbanisme, et du chef de la délégation de la Commission européenne en Guinée-Bissau, Frank Nulli.

A l'occasion, le ministre des Finances qui s'exprimait en qualité de coordinateur national du Fonds européen de développement (FED), a déclaré que le nouveau pont permettra à son gouvernement d'atteindre un objectif de son programme dans le domaine des infrastructures".

Victor Mandinga a expliqué que son gouvernement pourra ainsi répondre positivement et avec satisfaction aux engagements sous- régionaux, consolidant de cette manière l'axe de l'intégration trans-ouest-africaine.

Pour Frank Nulli, le moment est arrivé de dépasser les obstacles qui découlent des contraintes provoquées par la deuxième traversée du fleuve Cacheu à Sao Vicente.

Selon lui, ce projet, en tant qu'instrument essentiel de l'intégration régionale s'inscrit aussi dans le cadre de la réforme du secteur des transports routiers entamée en 1996 et qui vise, entre autres objectifs, la libéralisation des transports et la création d'un fonds routier de la deuxième génération.

Le pont aura une longueur de 670 mètres, plus 30 mètres de route d'accès de chaque côté, et une largeur de 11,40 mètres.

Les délais prévus pour la réalisation des travaux de construction de l'ouvrage sont de 30 mois. La fin des travaux est prévue pour mars 2009. Fin



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