segunda-feira, setembro 25, 2006

Presidente Nino Vieira defende reformas profundas no país

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 25 Set 2006

O Presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo “Nino” Vieira, insistiu domingo em Bissau na necessidade para o seu país de levar a cabo reformar profundas nos domínios da administração pública, da defesa e da segurança.

Falando por ocasião da celebração do 33º aniversário da independência da Guiné-Bissau (24 de Setembro), Nino Vieira sublinhou que estas reformas terão por objectivos diminuir a burocracia, lutar contra a corrupção e eliminar as anomalias nas instituições públicas.

Nino Vieira declarou ser indispensável melhorar a qualidade do serviço público reformulando e consolidando o sistema administrativo, judicial e de segurança.

O Presidente apelou às Forças Armadas a prosseguir a reconciliação no seu seio e a tomar uma parte activa na consolidação da estabilidade e da segurança do país.

Convidou os seus compatriotas a trabalhar para o desenvolvimento do seu país e restaurar a sua imagem no plano internacional.

"A restauração da imagem do país no estrangeiro requer não só a contribuição de cada um, mas também da mobilização de todos no combate contra a difamação de que a Guiné Bissau é objecto nalguns órgãos de imprensa", disse Nino Vieira.

Estimou que o patriotismo, o interesse nacional, a estabilidade política e social constituem valores fundamentais aos quais nenhuma liberdade deveria prejudicar, denunciando as campanhas de imprensa contra o país.

"A violência verbal, por via de imprensa, demonstrou ser não salutar tanto para a consolidação da nossa jovem democracia como para a paz social e o funcionamento da justiça", declarou Nino Vieira, reafirmando o seu engajamento a favor da reconciliação nacional.

"Reafirmo a minha dedicação e toda a minha determinação em redobrar esforços para privilegiar un diálogo honesto e sinceso no quadro da reconciliação e da coesão nacional", frisou o Presidente.

A Guiné-Bissau tornou-se independente de Portugal a 24 de Setembro de 1973.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?