sábado, agosto 12, 2006

Guiné e Brasil assinam acordo para prospecção de petróleo

Origem do documento: www.lusa.pt, 12 Ago 2006

Bissau, 12 Ago (Lusa) - A Guiné-Bissau e o Brasil assinaram um memorando de entendimento para a prospecção e exploração de recursos energéticos nomeadamente o petróleo e combustíveis alternativos em território guineense, foi hoje anunciado em Bissau.

O embaixador do Brasil em Bissau, João Batista Cruz anunciou, em comunicado, que o memorando foi assinado quarta-feira, em Brasília, entre o ministro guineense dos Recursos Naturais, Aristides Ocante da Silva, e o seu homologo brasileiro que coordena a pasta das Minas e Energia, Sillas Rondeau.

Além da prospecção e exploração do petróleo e pesquisa de combustíveis alternativos, Bissau e Brasília acordaram desenvolver mecanismos de cooperação nas áreas concretas de produção de etanol, biodiesel e biomassa.

O governo guineense, através do primeiro-ministro e o próprio ministro Aristides Ocante da Silva admitiram, pela primeira vez, em Março passado a possibilidade de existir petróleo no país.

Apesar de o governo manter um certo secretismo em relação à matéria, técnicos da área admitem que decorrem, no "offshore" guineense, trabalhos de prospecção levados a cabo por varias empresas estrangeiras.

A troca de informações entre os dois países na matéria de pesquisas e conservação do ambiente, bem como a formação e troca de experiências entre os profissionais da área energética, são também outros dos pontos do memorando.

O ministro dos Recursos Naturais guineense destacou a importância que Bissau atribui ao Brasil no âmbito do novo quadro de cooperação internacional nomeadamente no âmbito de exploração sustentável de recursos energéticos.

"A cooperação com o Brasil é um eixo fundamental das nossas relações internacionais", frisou Ocante da Silva.

Por ser lado, o ministro das Minas e Energia do Brasil sublinhou o "interesse estratégico" de uma acção de cooperação com países como a Guiné-Bissau.

"Além das afinidades históricas e culturais, a partir de agora temos em comum o interesse de cooperar no sector energético, que é estratégico, sobretudo, para o desenvolvimento dessa nação amiga", sublinhou Sillas Rondeau.
MB.
Lusa/Fim



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?