quinta-feira, julho 13, 2006

VI cimeira da CPLP causa pandimonio em Bissau

Origem do documento: www.agenciabissau.com, 13 Jul 2006
Por: Constantino Gomes

VI CIMEIRA DA CPLP CAUSA PANDIMONIO EM BISSAU

A VI Cimeira dos Chefes de Estados e de Governos da CPLP que iniciou ontem no nosso país transformou a cidade de Bissau num autêntico pandemónio de corrupio nunca antes visto na nossa capital.

Entre Bairro de Ajuda a centro da cidade era impossível andar de qualquer transporte público ou privado que não tenha um livre de trânsito. Pois, a outra faixa de rodagem da estrada estava fechada ou melhor dispensada aos participantes da VI Cimeira da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa.

Todos estes corrupios e azáfamas causaram sacrifícios aos habitantes da cidade de Bissau no seu afazer do dia-a-dia.

Se estes corrupios e azáfamas continuarem durante a semana da VI Cimeira de Chefes de Estado e do Governo, a cidade de Bissau transformará num, autêntico retiro católico para os habitantes da nossa capital.

Esta paralização por algumas horas da cidade Bissau é uma prova inequívoca que a nossa capital, em termos das vias do acesso, ainda não reúne as condições necessária para ter uma alternativa quando acolhemos os grandes eventos políticos e culturais no nosso país.

A estrada de Bôr e estrada de granja poderiam ser alternativa a Avenida 14 de Novembro, mas infelizmente ontem estavam também engarrafadas. Em suma não havia saída nem entrada para a cidade.

Como é que faremos se um dia organizarmos a Cimeira dos 15 Chefe de Estado e do Governo da Comunidade Económica dos Estados de África Ocidental (CEDEAO)? Será que iremos sair da cidade para deixar só hóspedes?

Quando assumimos a organização de um evento de carácter da VI Cimeira da CPLP, devemos primeiro preocupar as alternativas nas vias de acesso a cidade. Não preocupar apenas com o acesso dos hóspedes e dos participantes no conclave.

Nos próximos eventos, o governo deve pensar também nos cidadãos nacionais para não haver mais um retiro católico na cidade de Bissau.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?