quarta-feira, julho 12, 2006

"Nino" Vieira garante protecção ao investimento estrangeiro

Origem do documento: www.lusa.pt, 12 Jul 2006

Bissau, 12 Jul (Lusa) - O Presidente da Guiné-Bissau apelou hoje para o investimento estrangeiro no país, sublinhando que estão criadas todas as condições para que o dinheiro aplicado na criação de riqueza tenha "toda a protecção assegurada".

João Bernardo "Nino" Vieira fez este apelo na cerimónia de inauguração do Palace Hotel, nova unidade hoteleira de Bissau, a primeira de cinco estrelas no país, onde decorrem, a partir de hoje, os trabalhos preparatórios da VI Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"Investir na Guiné-Bissau significa dinheiro protegido. O nosso país criou todas as estruturas necessárias para que o dinheiro aplicado na criação de riqueza, seja dos guineenses ou dos estrangeiros, tenha toda a protecção assegurada", sublinhou.

O presidente guineense aludia à adesão da Guiné- Bissau à Agência de Garantia de Investimentos Multilaterais (MIGA), entidade que assegura a qualidade e protecção dos projectos comerciais, que "Nino" Vieira quer ver desenvolvidos, através do incentivo às parcerias.

"Existe um leque imenso de oportunidades, seja no campo dos recursos mineiros, da agricultura e das florestas, seja no campo das pescas, indústria ou serviços. Por favor, não deixem de explorar a possibilidade de formar parcerias com empresários nacionais, que podem dar um contributo importante para o conhecimento da realidade local e para a organização dos recursos produtivos", acrescentou.

Para "Nino" Vieira, é hoje "claro" que a Guiné-Bissau dispõe de condições de estabilidade para que, a nível interno, "não existam quaisquer razões" para deixar de fazer o que precisa de ser feito.

"Basta que, todos nós, no lugar que ocupamos na sociedade e qualquer que seja a actividade desenvolvida, nos empenhemos com coragem e profissionalismo", sustentou o chefe de Estado guineense.

Sobre a nova unidade hoteleira, inaugurada com cerca de hora e meia de atraso, "Nino" Vieira sublinhou que, tanto os turistas como os empresários que vêm à Guiné-Bissau, "têm agora um porto seguro".

"O nosso objectivo é que, quem nos visite, tenha vontade de regressar muitas vezes, se possível acompanhado de outros turistas e por mais homens de negócios, porque isso representaria um apoio inestimável ao nosso desenvolvimento futuro", afirmou o presidente guineense.

Por sua vez, o ministro do Turismo guineense, Francisco Conduto de Pina, sublinhou a importância da inauguração do hotel e informou que governo da Guiné-Bissau decidiu "louvar" o "pai" da obra, o empresário argelino Tarik Arezki.

O novo hotel resultou da adaptação daquilo que foi, antes do conflito militar de 1998/99, a sede da Assembleia Nacional Popular (ANP, parlamento), destruída parcialmente durante os 11 meses de combates.

Na cerimónia, que antecedeu o início dos trabalhos preparatórios da VI Cimeira da CPLP, estiveram presentes o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, demais membros do governo, representantes da corpo diplomático e de organizações internacionais, bem como da sociedade civil.

A inauguração do novo hotel surge precisamente no contexto da revitalização de todos os sectores da vida económica na capital guineense, sobretudo nas áreas da restauração e hotelaria, que a Cimeira da CPLP, a decorrer na segunda-feira, está a trazer a Bissau.
JSD.
Lusa/Fim



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?