quinta-feira, julho 06, 2006

Mundial 2006: Desilusão em Bissau mas festas "apenas adiadas" para sábado

Origem do documento: www.lusa.pt, 06 Jul 2006

Por José Sousa Dias, da Agência Lusa Bissau, 06 Jul (Lusa) - A derrota de Portugal diante da França (1-0) na s meias-finais de quarta-feira do Mundial de Futebol da Alemanha provocou grande desilusão entre a comunidade portuguesa residente em Bissau que, não obstante, programou a "grande festa" para sábado.

As caravanas de automóveis que tradicionalmente se seguiam a cada vitór ia da selecção das "Quinas" deram lugar a um vazio na capital guineense, onde mu itos se preparavam para celebrar o feito de Portugal, pela primeira vez, poder a ssegurar uma presença na final da prova.

Com discussões acesas sobre a legalidade da grande penalidade com que Z idane arrumou a questão, guineenses e portugueses discutiram até à exaustão o la nce, recusando isentar o árbitro uruguaio da derrota de Portugal.

O avançado gaulês Thierry Henry "fez fita" e Ricardo Carvalho "nem sequ er lhe tocou" foram algumas das frases mais discutidas mas que, depois de pronun ciadas, traziam o vazio amargo da derrota.

A desilusão foi ainda maior nos bairros periféricos de Bissau, onde se preparavam grandes festas, sobretudo também pela "nobre missão" de derrotar a Fr ança, país que, com Portugal, divide alguns dos guineenses mais apaixonados pelo futebol francês.

As ruas da capital guineense ficaram praticamente desertas à hora do jo go e, logo após o apito final do árbitro, dezenas de portugueses rumaram das sua s residências para os diferentes restaurantes de Bissau, onde se "vingaram" da d errota no vinho e na cerveja.

No entanto, a unanimidade veio ao de cimo: a campanha lusa foi mais lon ge do que se esperava.

O "prato forte" da "vingança" será servido no próximo sábado, quando Po rtugal defrontar a Alemanha, país anfitrião, no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares.

Se Portugal perder o jogo, não interessa, pois a festa por um quarto lu gar no Mundial de Futebol vai acontecer de qualquer maneira.
JSD.
Lusa/Fim



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?