segunda-feira, julho 17, 2006

CPLP/Cimeira: Reunião acaba, Lisboa acolhe encontro de 2008, guineenses em festa

Origem do documento: www.lusa.pt, 17 Jul 2006

Bissau, 17 Jul (Lusa) - A VI Cimeira da CPLP terminou hoje às 15:15 de Bissau (16:15 em Portugal), Lisboa vai organizar a próxima reunião em 2008 e os guineenses estão em festa nas ruas a saudar as comitivas presidenciais.

Sem qualquer declaração à imprensa e deixando para trás cerca de duas dezenas de documentos, entre resoluções e moções, as delegações presidenciais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) reuniram-se, de imediato, para a "fotografia de família".

Entre trocas de sorrisos, abraços e apertos de mão, todos vigorosos, e com uma segurança apertada, os seis presidentes, três primeiros-ministros e uma ministra tiraram a foto junto à piscina da unidade hoteleira onde decorreram os trabalhos da cimeira.

Na ocasião, fonte diplomática confirmou à Agência Lusa que Lisboa será palco, em 2008, da VII Cimeira da CPLP, depois de o presidente português, Aníbal Cavaco Silva, ter manifestado essa disponibilidade na sua intervenção no encontro, que terminou com duas horas de atraso em relação ao previsto.

Sem perder tempo, as diferentes comitivas seguiram para o palácio Colinas do Boé, sede da Assembleia Nacional Popular (parlamento), onde serão obsequiadas com um almoço oferecido pelo presidente anfitrião, João Bernardo "Nino" Vieira.

Ao longo dos cerca de seis quilómetros que separam o hotel do parlamento - a extensa Avenida 14 de Novembro está aberta unicamente para as viaturas credenciadas -milhares de pessoas apinhavam-se nas bermas da estrada para saudar as delegações presidenciais, ostentando bandeiras de todos os países da comunidade, cantando e dançando.

Junto do parlamento, mais de duas mil pessoas aguardam, à torreira do sol - estão cerca de 32 graus centígrados e a taxa de humidade é elevada em Bissau -, por um simples aceno dos ilustres visitantes, com dezenas e dezenas de bandeiras a cartazes de boas vindas.

Algumas das bandeiras que engalanaram as ruas de Bissau nestes últimos dois dias foram retiradas dos postes de iluminação pública, cujas lâmpadas funcionam agora até durante o dia, para gáudio e brincadeiras da população, que goza hoje um dia extra de tolerância de ponto.

Com a segurança apertada - todos os locais de passagem das comitivas estão zelosamente vigiados - os "oito" vão, após o almoço, celebrar o 10º aniversário da fundação da CPLP, numa cerimónia solene a realizar igualmente na sede do parlamento.

Depois da cerimónia, decorrerá o último acto oficial da cimeira, com a conferência de imprensa conjunta, em que estarão presentes o novo presidente em exercício da CPLP, "Nino" Vieira, também chefe de Estado guineense, o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Tomé Vera Cruz e o secretário-executivo da comunidade lusófona, o embaixador cabo-verdiano Luís Fonseca.
JSD.
Lusa/Fim



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?