domingo, julho 09, 2006

CPLP/Cimeira: 10 limusinas líbias com motorista para delegações dos "oito"

Origem do documento: www.lusa.pt, 09 Jul 2006

Bissau, 09 Jul (Lusa) - A Líbia disponibilizou 10 limusinas, com motorista, para apoiar os presidentes que vão participar na VI Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre de 12 a 17 deste mês em Bissau.

Fonte da organização guineense do evento referiu hoje à Agência Lusa que, satisfazendo um pedido feito nesse sentido pelo governo da Guiné-Bissau, as viaturas chegaram sábado a Bissau a bordo de três aviões de transporte líbios, regressando a Tripoli logo após a reunião.

A falta de meios de transporte "dignos" de chefes de Estado na Guiné-Bissau ficou assim "ultrapassada", sublinhou a fonte, adiantando que os preparativos logísticos da Cimeira estarão definitivamente concluídos a tempo do início dos trabalhos, na próxima quarta-feira.

Dias 12 e 13, o Palace Hotel, a nova unidade hoteleira de cinco estrelas de Bissau, receberá a XII Reunião Ordinária dos Pontos Focais de Cooperação dos "oito", na presença da delegação portuguesa.

Inês Rosa, vogal do Conselho Directivo do instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), e Ana Correia, técnica superior da Direcção dos Serviços dos Assuntos Comunitários e Multilaterais do Ministério dos Negócios Estrangeiros, representarão Portugal no encontro.

Após serem definidos e acertados, os diferentes textos e projectos subirão à 94ª Reunião Ordinária do Comité de Concertação Permanente da CPLP, a realizar no sábado seguinte, dia 15, também no Palace Hotel.

O Comité, por sua vez, remeterá os textos e documentos à XI Reunião Ordinária do Conselho de Ministros, que os assinará na manhã de 17, dia da cimeira, para depois serem enviados para a VI Conferência de Chefes de Estado e de Governo, onde serão ratificados.

Ainda no dia 17, a CPLP comemorará o seu 10º aniversário, havendo uma sessão solene no Parlamento guineense, com os trabalhos da cimeira a terminarem oficialmente com uma conferência de imprensa conjunta prevista para as 17:30 locais (18:30 em Lisboa).

Fonte oficial guineense disse à Lusa que, dos sete presidentes dos Estados membros da CPLP convidados, apenas três confirmaram já à organização a sua vinda a Bissau - Pedro Pires (Cabo Verde), Armando Guebuza (Moçambique) e Fradique de Menezes (São Tomé e Príncipe), devendo, este último, ceder a presidência rotativa da organização ao anfitrião do evento, João Bernardo "Nino" Vieira.

Os chefes de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, angolano, José Eduardo dos Santos, e brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, ainda não confirmaram a vinda, mas deverão fazê-lo em breve, indicou a fonte.

Mais problemática parece ser a vinda do presidente de Timor- Leste, Xanana Gusmão, dadas as dificuldades políticas e militares que o mais recente Estado do mundo está a enfrentar.

Presente igualmente na cimeira estará o presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, cujo país deverá pedir aos "oito" a adesão à CPLP mas na qualidade de observador associado.

Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
JSD.
Lusa/Fim



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?