domingo, junho 11, 2006

Ministro da Defesa em Lisboa para analisar cooperação militar

Origem do documento: www.lusa.pt, 11 Jun 2006

Lisboa, 11 Jun (Lusa) - O ministro da Defesa da Guiné-Bissau, Hélder Proença, inicia segunda-feira uma visita oficial a Portugal destinada a analisar a cooperação técnico-militar, em particular na área da formação, informou numa nota à imprensa o Ministério da Defesa português.

Hélder Proença estará em Portugal a convite do seu homólogo Luís Amado, estando previstas visitas e encontros de trabalho no Instituto de Defesa Nacional e no Instituto de Estudos Superiores Militares.

Além de questões no quadro das relações bilaterais, os dois ministros irão abordar matérias que se prendem com a cooperação no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cuja cimeira de chefes de Estado e de Governo se vai realizar em Julho em Bissau.

Da agenda faz ainda parte a análise do Programa de Apoio a Missões de Paz em África (PAMPA), acrescenta a nota.

A visita segue-se à VIII reunião dos chefes de Estado-Maior General das Forças Armadas da CPLP, que decorreu em Abril em Bissau, e na qual foi aprovado um protocolo na área da defesa que vai ser submetido à reunião de chefes de Estado e de Governo de Julho.

Nessa reunião, o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas portuguesas, Mendes Cabeçadas, garantiu que Lisboa tudo fará para reforçar a cooperação técnico-militar com a Guiné-Bissau, salientando, porém, que os recursos financeiros "não são ilimitados".

"Vamos dar todos os passos possíveis no sentido de reforçar a cooperação técnico-militar bilateral, tendo já em conta o conhecimento das áreas em que o apoio à Guiné-Bissau é mais útil. Os nossos recursos não são ilimitados. Mas vamos dar passos para a frente nesse sentido. E vamos dá-los já", afirmou na altura, sem adiantar pormenores.

Hélder Proença faz-se acompanhar nesta deslocação a Portugal pelo Director-geral de Política de Defesa Nacional, Zamora Induta, pelo Director-geral de Reinserção e Apoio Social, Henrique José Mendes, e pelo Director-geral de Produção e Reestruturação das Forças Armadas, Abel da Silva Gomes.
MLL.
Lusa/Fim



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?