quinta-feira, maio 04, 2006

População de Tite sem arroz para comer

Origem do documento: www.agenciabissau.com, 03 Mai 2006
por António Nhaga

A População do Sector do Tite, no Sul da Guiné-Bissau, zona outrora celeiro do país, está a passar fome em pleno período da campanha de Castanha de caju produto estratégico para o consumo da família guineense.

De acordo com o Administrador do Sector do Tite José Tavares Ié a fome atingiu uma proporção alarmante que a população local só consomem Cacri, manga e caju.

Face a esta situação da fome generalizada José Tavares Ié deslocou a Bissau para encontrar com o Presidente da República General Nino Vieira e o Primeiro-ministro Aristides Gomes para procurar encontrar uma saída para a população do sector que preside.

“ A situação da forma é de tal ordem que há crianças que estão há três dias sem pôr o arroz na boca”, asseverou Administrador do Sector de Tite, acrescentando “espero poder encontrar junto do Presidente da República e o Primeiro-ministro a saída para resolver a situação da fome no Sector de Tite”.

José Tavares Ié não compreende a razão dos comerciantes não querem pagar um quilo de castanha de Caju 350 Francos CFA, o preço que o governo anunciara no início da campanha deste produto estratégico para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Para além do Administrador do Sector deTite, também o deputado do Partido da Renovação Social (PRS) para o círculo de Tite e Fulacunda Biaia Pana Na Guada deu também um grito de alarme de fome na população dos dois círculos onde fora eleito nas últimas legislativas.

O deputado dos renovadores já teve o encontro com o Primeiro-ministro e Ministro dos Recursos Naturais para procurar solucionar a situação de fome em Tite e Fulacunda.

O Ministro dos Recursos Naturais Aristides Ocante já prometeu o deputado do PRS deslocar a Tite e Fulacunda para solucionar o problema de falta de água que a população de Bisasma está também a enfrentar.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?