quinta-feira, maio 18, 2006

"Nino" Vieira visita oficialmente a China em Junho

Origem do documento: www.lusa.pt, 18 Mai 2006

Bissau, 18 Mai (Lusa) - O Presidente da Guiné-Bissau vai efectuar uma visita oficial à China em Junho próximo, onde abordará com as autoridades locais a extensão das acções de cooperação chinesas no país, disse hoje à Agência Lusa fonte da presidência.

A data, acrescentou a fonte, está ainda por acertar, mas a visita deverá ocorrer, em princípio, antes da VI Cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), marcada para 17 de Julho, em Bissau.

A China é, actualmente, um dos principais parceiros da cooperação da Guiné-Bissau, tendo vários projectos em curso e outros já concluídos, como a nova sede da Assembleia Nacional Popular (ANP, Parlamento), um gigantesco edifício bem no centro de Bissau.

A visita de "Nino" Vieira, que viajará com, entre outros membros do Governo, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Isaac Monteiro, servirá também para preparar a segunda reunião ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os países de Língua Oficial Portuguesa.

A reunião com os representantes ministeriais das áreas económica, financeira e comercial de Portugal, Angola, Brasil, Timor-Leste, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique - São Tomé e Príncipe não estará presente - decorrerá em Macau a 25 e 26 de Setembro próximo.

Paralelamente, o Presidente guineense preparará também outra deslocação a Pequim, prevista para Outubro, para participar na I Cimeira de chefes de Estado e de Governo de África e da China.

Além da construção da sede do Parlamento, a China tem desenvolvido vários projectos em diferentes áreas, tendo já em curso a reabilitação do Hospital Regional de Canchungo (70 quilómetros a norte de Bissau), obra avaliada em cerca de 3,5 milhões de dólares (2,7 milhões de euros).

Por outro lado, contribuiu recentemente com 800 mil dólares (615 mil euros) para apoiar os preparativos da VI Cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorrerá em Bissau de 11 a 17 de Julho próximo.

Paralelamente, está também a desenvolver o estudo para a recuperação dos quartéis e casernas do país e das residências para os oficiais, bem como um outro para a construção do "Palácio do Governo", que irá concentrar os serviços do executivo num edifício de seis andares, o maior de Bissau.

Em discussão com Pequim está igualmente a construção de 1.000 casas de habitação social e a ponte sobre o rio Farim (norte), que dá acesso à cidade homónima, a reconstrução das estradas que ligam Buba a Catió e Quebo a Cacine (ambas no sul) e ainda a edificação de um porto de águas profundas em Buba (200 quilómetros a sul de Bissau).

Como contrapartidas, sublinhou a fonte, Pequim "deseja ver melhorado" os acordos na área das Pescas - a China tem várias embarcações na Zona Económica Exclusiva (ZEE) guineense - e alargar os benefícios no quadro dos recursos Naturais, nomeadamente na energia e petróleo, na perspectiva de que a Guiné-Bissau conta com importantes jazidas de crude nas suas águas territoriais ainda por explorar.
JSD.
Lusa/Fim



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?