quarta-feira, março 29, 2006

Dez navios asiáticos apresados na pesca ilegal na ZEE guineense

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 29 Mar 2006

Dez navios com pavilhões da Coreia de Norte e da China foram apresados por pesca ilegal nas águas territoriais guineenses, informou hoje o ministro das Pescas e Economia Marítima.

Abdou Mané deu esta informação quando procedia ao balanço das actividades de fiscalização da Zona Económica Exclusiva nos últimos trinta dias.

Sete navios têm pavilhão norte-coreano e três pavilhão chinês.

Segundo Mané, o governo, através de uma comissão interministerial, vai agora decidir quais os montantes de multa a aplicar aos navios, podendo variar entre 150 mil e um milhão de dólares norte-americanos (125 mil/832 mil de euros).

De acordo com o estipulado na Lei Geral das Pescas (LGP) os pesqueiros asiáticos cometeram nas águas guineenses "graves infracções", na medida em que alguns pescavam na zona proibida e outros capturavam espécies não autorizadas na licença.

Durante as operações de fiscalização, foram também capturadas cerca de 30 pirogas, de pescadores artesanais do Senegal, da Guiné- Conacri, do Mali, do Gana e da própria Guiné-Bissau.

Para o titular das Pescas e Economia Marítima, o apresamento das pirogas e dos pesqueiros asiáticos só foi possível graças à "melhoria significativa" das actividades de fiscalização na ZEE guineense, com "o trabalho e a dinâmica" da equipa liderada pelo tenente-coronel Sandji Faty.

Nomeado pelo governo em Fevereiro passado, Sandji Faty ex- chefe do Estado-Maior do Exército guineense, é o novo coordenador da fiscalização marítima e actividades de pesca (Fiscap) nas águas territoriais da Guiné-Bissau.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?