sexta-feira, fevereiro 10, 2006

União Europeia financia reabilitação de 350 quilómetros de estradas

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 10 Fev 2006

A União Europeia (UE) assinou hoje um contrato programa com o governo guineense para a reabilitação de 350 quilómetros de troços rodoviários que ligam varias localidades no norte e centro do país.

Na cerimónia, Frank Nulli, chefe da missão da UE em Bissau, destacou que os "25" já mobilizaram 06 mil milhões de francos CFA (9,1 milhões de euros) para financiar os trabalhos de reabilitação das estradas seleccionadas.

As estradas abrangidas pelas obras de reabilitação são as que ligam as localidades de: São Vicente/Mpack, Bula/Bissorã, ambas no norte e Bissau/Prabis e Aeroporto/Quinhamel, no centro.

As obras deverão começar em breve, segundo disse o ministro das Obras Públicas guineense, Carlitos Barai, de forma a evitar a época das chuvas, a partir de Maio.

Por outro lado, Carlitos Barai, destacou a prontidão com que a União Europeia respondeu ao apelo das autoridades guineenses para a reabilitação das infra- estruturas rodoviárias do país, em avançado estado de degradação.

Segundo o ministro das Obras Públicas, este gesto prova que a Guiné-Bissau tem na UE a sua principal parceira no sector das infra-estruturas, o que se traduz pelas estradas cujas obras foram financiadas pelos "25", mas também as duas principais pontes do país.

A ponte Amílcar Cabral construída sobre o rio Mansoa, na localidade João Landim, é a maior obra de engenheira civil na Guiné-Bissau, custou cerca de 28 milhões de euros.

Ainda à espera de adjudicação está a ponte sobre o rio Cacheu, na localidade de São Vicente, próxima a fronteira com o Senegal.

As obras de reabilitação das estradas serão executadas pela empresa argelina Arezki, sob supervisão consultora de fiscalização CIRA, do Mali.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?