quinta-feira, janeiro 05, 2006

Nino felicita CEMGFA por reconciliação dos militares

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 05 jan 2006

«Nino» felicita Chefe do Estado Maior por reconciliação dos militares

O presidente guineense considerou hoje uma "feliz iniciativa" a acção desencadeada pelo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMGFA) para a reconciliação de diferentes facções do exército da Guiné- Bissau.

João Bernardo "Nino" Vieira felicitou o general Baptista Tagmé Na Waié e todos os militares guineenses, ao usar da palavra nas cerimónias de posse do CEMGFA reconduzido no posto em Novembro passado através de decreto presidencial.

O CEMGFA guineense está a conduzir pessoalmente um processo de reconciliação entre os militares, reintegrando elementos expulsos das fileiras do exército por terem participado em golpes de Estado ou em acções subversivas nos quartéis.

Num processo iniciado em finais de 2004, mais de 600 homens - oficiais, sargentos e praças - foram reintegrados, uns próximos ao falecido general Ansumane Mané, outros leiais à "Nino" Vieira aquando da guerra civil de 1998/99.

No discurso de hoje, o presidente guineense considerou a iniciativa de Tagme Na Waié "um passo em direcção à reconciliação do próprio país", destacando que os políticos "deviam seguir o exemplo" dos militares.

"Na minha qualidade de comandante em chefe das Forças Armadas, felicito o general Tagme Na Waié e todos os seus colaboradores pela feliz iniciativa de reconciliar os camaradas, um gesto que ultrapassou os políticos, dando assim o exemplo de boa vontade para que haja paz, estabilidade e harmonia no país" afirmou "Nino" Vieira.

O presidente guineense pediu, entretanto, que a partir de hoje Tagme Na Waié use de todas as suas prerrogativas enquanto chefe do exército para fazer voltar aos quartéis "o bom-nome" dos militares do país.

"A partir de hoje quero que o general Tagme Na Waié faça tudo para que os militares exerçam em pleno as suas responsabilidades para que a Guiné-Bissau possa reconquistar o respeito que granjeou no mundo com grandes sacrifícios", disse "Nino" Vieira.

Por seu turno, Tagme Na Waié, prometeu que, se depender das Forças Armadas, a paz voltará a reinar na Guiné-Bissau, convidando, no entanto, os civis a abraçarem o projecto de reconciliação nacional.

"Prometo ao povo da Guiné-Bissau que a paz vai reinar se depender apenas das Forças Armadas, mas também peço aos cidadãos civis que aceitem o nosso processo de reconciliação nas casernas e façam o mesmo. Só com a reconciliação é que o país viverá em paz permanente", afirmou.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?