terça-feira, janeiro 17, 2006

China doa três milhões de euros para reabilitar casernas

Origem do documento: www.lusa.pt

Bissau, 17 Jan (Lusa) - A China entregou hoje ao governo guineense um donativo de 30 milhões de yuans (cerca de três milhões de dólares) para obras de reabilitação de casernas e residências de militares bem como o hospital regional de Canchungo, no norte.

O protocolo de entrega e recepção do donativo do governo de Pequim foi rubricado pelo secretário de Estado da Cooperação Internacional do ministério dos Negócios Estrangeiros guineense, Tibna Sambé Nawana, e pelo embaixador chinês em Bissau, Tian Guangfeng.

Os dois responsáveis realçaram o "excelente nível" da cooperação entre Pequim e Bissau, tendo o chefe da diplomacia guineense destacado "os vários apoios" que a China concedeu à Guiné-Bissau "ao longo dos anos".

Por seu lado, o diplomata chinês assinalou que o donativo em causa se enquadra num pacote de ajudas financeiras de Pequim às autoridades guineenses e prometeu o desbloqueamento de outros fundos, mediante acordos entre os dois governos.

O donativo hoje entregue destina-se a financiar obras de reabilitação das casernas da Guarda Presidencial, residências dos oficiais superiores e o clube militar, situado no bairro de Santa Luzia, em Bissau, junto às instalações dos serviços de Cooperação Técnica Militar (CTM) que Portugal mantém com a Guiné-Bissau.

Parte do donativo será também aplicada nos trabalhos de reabilitação do hospital regional "Buota Na Fantchabna", de Canchungo, localidade situada a cerca de 90 quilómetros a norte de Bissau.

A República Popular da China mantém laços de amizade e de cooperação com a Guiné-Bissau desde o período da luta armada contra a dominação colonial portuguesa, sendo dos poucos países que mantiveram a sua embaixada em Bissau durante a guerra civil de 1998/99.
MB.
Lusa/Fim



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?