quarta-feira, novembro 09, 2005

Novo governo tem 19 ministros e nove secretários de Estado

Origem do documento: www.lusa.pt, 09 Nov 2005

Bissau, 09 Nov (Lusa) - O novo executivo guineense, liderado por Aristides Gomes, conta com 19 ministros e nove secretários de Estado, de acordo com dois decretos presidenciais divulgados pouco antes da cerimónia de posse do governo.

Numa primeira análise do elenco, oito dos ministros e dois secretários de Estado são ex-dirigentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), força vendedora das últimas legislativas (2004) e presidida por Carlos Gomes Júnior, o chefe de governo demitido no passado dia 28 de Outubro pelo presidente da República, João Bernardo "Nino" Vieira.

O Partido da Renovação Social (PRS) e o Partido Unido Social- Democrata (PUSD), as duas maiores forças políticas que apoiaram "Nino" Vieira na segunda volta das presidenciais, têm, respectivamente, cinco ministros e quatro secretários de Estado e dois ministros e um secretário de Estado no novo governo.

A União Eleitoral e o Partido de Convergência Democrática estão também representados no executivo com um ministro cada.

O elenco governamental inclui ainda três independentes - um ministro e dois secretários de Estado - e, transitoriamente, o primeiro-ministro acumula a pasta do Interior.

Um terceiro decreto presidencial, também divulgado antes da tomada de posse do governo, nomeia Francisco Fadul, líder do PUSD, conselheiro pessoal do Presidente da República, além de dois conselheiros políticos, Alamara Nhasé (presidente do Partido de Reconciliação Nacional) e Ibrahima Sow (presidente do Partido para o Progresso - PP).
JSD/NV. Lusa/Fim



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?