quarta-feira, novembro 16, 2005

Nino reforça gabinete presidencial

Origem do documento: www.lusa.pt, 16 Nov 2005

Bissau, 16 Nov (Lusa) - O presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo "Nino" Vieira, decretou hoje a nomeação de Umaro Mokhtar Sissoco Embaló, ex-militar e antigo funcionário do Ministério das Pescas, como seu Conselheiro Especial, com direitos e regalias equivalentes a ministro.

Sissoco Embaló, doutorado em Ciências Políticas e militante do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) em ruptura com a actual direcção, torna-se o quinto membro nomeado oficialmente como conselheiro do chefe de Estado guineense, o terceiro com direitos e regalias equivalentes a ministro.

Antes de Sissoco Embaló, cujo percurso político foi feito no PAIGC, "Nino" Vieira nomeou a 17 de Outubro último João Cardoso como seu chefe de Gabinete e, a 09 deste mês, Ibrahima Sow, líder do Partido para o Progresso (PP), como conselheiro político.

Nesta mesma data, e com direitos e regalias equivalentes a e primeiro-ministro, "Nino" Vieira nomeou os líderes do Partido Unido Social-Democrata (PUSD), Francisco Fadul, e do Partido da Reconciliação Nacional (PRN), Alamara Nhassé, dois antigos chefes de governo, igualmente como conselheiros políticos.

O governo guineense, o maior de sempre, conta com 29 membros - um primeiro-ministro, 19 ministros e nove secretários de Estado -, tendo ainda cinco conselheiros presidenciais, dois equiparados ao chefe do executivo e três a titulares ministeriais.

Fonte da Presidência guineense indicou à Agência Lusa que, em breve, serão nomeados mais conselheiros de "Nino" Vieira, uma vez que a antiga equipa de Henrique Rosa, o presidente da Transição, foi demitida a 30 de Setembro último, na véspera da tomada de posse de "Nino" Vieira.
JSD.
Lusa/Fim



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?