sexta-feira, novembro 25, 2005

Nino nomeia conselheiro antigo número dois da Junta Militar

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 25 Nov 2005

O chefe de Estado guineense nomeou hoje dois novos conselheiros para a equipa presidencial, um deles o antigo "número dois" da Junta Militar que no conflito de 1998/99 levou à queda do regime do próprio João Bernardo "Nino" Vieira.

Em dois decretos presidenciais, "Nino" Vieira nomeou como conselheiro para os Assuntos de Defesa e Segurança o general Buota Na NÈBatcha, antigo chefe do Estado-Maior da Marinha e antigo "número dois" da Junta Militar, que desempenhava actualmente as funções de responsável da Comissão de Reconciliação nas Forças Armadas.

Como conselheiro para os Assuntos Económicos e Empresariais, o chefe de Estado guineense escolheu Jorge Mandinga, empresário e líder da Frente Democrática (FD), irmão do recém-empossado ministro das Finanças, Vítor Mandinga.

Com as nomeações de Na N'Batcha e de Jorge Mandinga, com remunerações e regalias iguais à de ministro, o total de conselheiros de "Nino" Vieira sobe para seis.

O Presidente guineense tem como chefe de Gabinete João Cardoso, antigo ministro dos Recursos Naturais, e escolheu dois antigos primeiros-ministros, Francisco Fadul e Alamara Nhassé, também líderes dos partidos Unido Social-Democrata (PUSD) e da Reconciliação Nacional (PRN), como conselheiros pessoais.

Ambos estão com regalias e remunerações equiparadas às do primeiro-ministro, enquanto Ibrahima Sow, conselheiro para os Assuntos Diplomáticos, e Sissoco Embaló, conselheiro especial, terão direitos equivalentes aos de ministro.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?