sábado, outubro 29, 2005

"Sozinho não posso resolver as crises"

Origem do documento: Diário de Notícias, Lisboa, 29 Out 2005

na Guiné-Bissau"

Em entrevista ao DN, o Presidente guineense chama a atenção para "as crises imensas" que o país atravessa e diz-se disposto a coabitar com o primeiro-ministro Gomes Júnior

por antónio nhaga

Na semana passada, na tomada de posse do novo Conselho de Estado fez um discurso no qual colocou o acento tónico na crise que o país atravessa

Foi uma chamada de atenção sobre a situação que o país está a viver. Como sabe as crises são imensas no nosso país. Há problemas de cólera, salário em atraso, não há água e luz e as infra-estruturas estão completamente degradadas.

Tem consciência que o povo da Guiné-Bissau olha agora só para si como a solução para estas crises?

Sozinho não posso resolver estas crises que o país atravessa. Tem de ser com a contribuição de todos os guineenses para fazermos realmente da nossa Guiné-Bissau um país de paz e de estabilidade.

O seu discurso na tomada de posse dos novos membros do Conselho de Estado era dirigido ao Governo?

Claro que sim. Como todos sabem existe no país uma crise governamental. O Governo perdeu a maioria que tinha no Parlamento. Por isso, chamei ao primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior para lhe perguntar qual é a solução para a saída desta crise parlamentar.

Como é que encara a sua relação com o primeiro-ministro?

Da minha parte não tenho qualquer reserva em trabalhar com o primeiro-ministro Gomes Júnior. Regressei ao país para trabalhar. Por isso, estou pronto para a coabitação com ele. Mas na base do respeito mútuo.

Acha que o Governo de Carlos Gomes Júnior não está em condições de levar até ao fim o seu mandato?

Tudo dependerá do Parlamento. Se o primeiro-ministro tiver uma maioria no Parlamento para governar poderá levar até ao fim o seu mandato.

Qual é saída para esta crise parlamentar?

É preciso que o Governo saiba trabalhar para encontrar soluções. Por exemplo, negociar.

Como é que vê a mesa redonda dos doadores que terá lugar no próximo mês?

Este é um projecto importantíssimo para a Guiné-Bissau, porque o nosso país precisa da ajuda dos doadores para poder sair da situação de crise em que se encontra neste momento. Veja, por exemplo, um caso bem recente - para o Governo poder pagar os salários na Administração Pública foi necessário pedir dinheiro emprestado. O país não pode continuar assim neste ritmo.

Qual é o objectivo da conferência da reconciliação dos guineenses que se propõe realizar no inicio de 2006?

É um projecto que pretende reunir todos os guineenses para estes poderem exteriorizar tudo o que têm na alma para que, de uma vez, possamos todos viver em conjunto, em harmonia, em paz e em estabilidade. Aliás, esta é uma das razões do meu regresso.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?