sábado, outubro 01, 2005

Nino Vieira foi empossado

Origem do documento: www.lusa.pt, 01 Out 2005

Novo presidente da Guiné-Bissau promete colaborar com governo para "acertar passo"

Bissau, 01 Out (Lusa) - O novo presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo "Nino" Vieira, empossado hoje, garantiu que vai colaborar com o governo de Carlos Gomes Júnior nos grandes projectos que visem "acertar o passo do país com o mundo".

"Apoiarei o governo nos grandes projectos de desenvolvimento (Ó), pois o país deve acertar o passo com o mundo", sublinhou "Nino" Vieira, salientando que a via está aberta para o regresso à normalidade constitucional e também económica.

Na sua primeira intervenção como chefe de Estado em que não fez qualquer referência ao seu antecessor, Henrique Rosa, o novo presidente defendeu um "pacto nacional" que tenha como pano de fundo a criação de condições de estabilidade.

"Nino" Vieira foi hoje empossado chefe de Estado da Guiné- Bissau numa cerimónia que não contou com a presença de nenhum dos 17 presidente convidados, facto desdramatizado pelos seus colaboradores mais próximos, que justificaram a ausência pela incerteza quanto à realização do acto.

No seu discurso, "Nino" Vieira defendeu que a reforma do aparelho do Estado é a "base essencial" para que o país possa sair das sucessivas crises económicas e instou a comunidade internacional a apoiar a Guiné-Bissau.

Frisando que se baseará em critérios de inovação, competitividade e competência, "Nino" Vieira insistiu na necessidade de o Estado ser modernizado, para que crie condições para atrair o investimento externo, reavivar a economia e promover o bem-estar, paz e estabilidade.

"Existe um quadro económico instável e necessitamos de ter condições para promover parcerias estratégicas com entidades públicas e privadas", defendeu "Nino" Vieira, que assegurou que irá trabalhar nesse sentido, tendo em conta a necessidade de garantir o funcionamento entre as diversas instituições de poder, políticas e empresariais.

"A minha tomada de posse marca o fim de um ciclo de transição política, depois de eleições livres, justas e transparentes e foi dado um passo importante para a credibilidade interna e externa da Guiné- Bissau", declarou.

Por isso, enfatizou, vai ser intransigente na consolidação e dignificação da Justiça, na defesa do bem-estar social, através de programas específicos para as áreas da educação e saúde, e prometeu liberdade política e de informação, que deve ser "formativa e informativa".

"Só assim poderá contribuir para a sociedade do conhecimento", sustentou, indicando que não vai esquecer as mulheres, idosos e jovens, nem a causa da independência, a unidade nacional e as tolerâncias étnicas e religiosas.

Prestando "sentida homenagem" às Forças Armadas, "Nino" Vieira salientou o papel desempenhado em todo o processo de transição do actual chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), major general Batista Tagmé Na Waie.

O novo presidente guineense defendeu, no entanto, a necessidade de se proceder a uma verdadeira reestruturação nas Forças Armadas, pelo que vai pugnar pela aprovação de uma Lei Geral de Defesa Nacional, que não esquecerá a dignificação dos antigos combatentes, cujas reformas e pensões têm de reflectir o esforço por eles feito na luta pela independência.

"Temo-nos perdido em lutas estéreis, quando devíamos dar as mãos", frisou "Nino" Vieira, que prometeu ainda promover a reabilitação das "degradadas" infra-estruturas existentes no país, através, entre outras iniciativas, da criação de portos francos.

No plano externo, "Nino" Vieira indicou que vai promover as relações com todas as organizações internacionais, defendeu que apoiará as iniciativas que visem as reformas nas Nações Unidas e apelou à comunidade internacional para não regatear apoios ao país.

"Para isso, teremos também de aperfeiçoar e modernizar o Estado para que possamos ser mais competitivos. Tudo farei para que a Guiné-Bissau se torne uma referência da democracia no mundo", concluiu o chefe de Estado guineense.
JSD.
Lusa/Fim



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?