quinta-feira, outubro 20, 2005

Nino avisa que tomará medidas

Origem do documento: www.lusa.pt, 20 Out 2005

"Nino" Vieira fala de "crise política" e avisa que tomará medidas

Bissau, 20 Out (Lusa) - O presidente guineense, João Bernardo "Nino" Vieira, considerou hoje que a Guiné-Bissau atravessa uma "profunda crise política, económica e social", deixando o aviso que irá tomar medidas "a bem da Nação e dos guineenses".

Numa intervenção na cerimónia de posse dos cinco cidadãos que nomeou para o Conselho de Estado, João Bernardo "Nino" Vieira frisou que a crise política está a "acentuar-se de forma grave" para o equilíbrio institucional.

"A crise política acentua-se de forma grave para o equilíbrio institucional, comprometendo seriamente a sustentabilidade das políticas e das estratégias de governação", disse "Nino" Vieira, numa alusão ao executivo de Carlos Gomes Júnior.

"Neste quadro e tendo em conta a gravidade da situação, urge que ilações pertinentes sejam tiradas, a bem das Nação e dos guineenses", acrescentou "Nino" Vieira, sem avançar quaisquer medidas.

"Nino" Vieira, que nunca citou Carlos Gomes Júnior, o primeiro- ministro e também líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder), deixou-lhe uma critica por, alegadamente, ter desrespeitado o Hino Nacional durante a tomada de posse do novo presidente da Guiné-Bissau, no passado dia 01 deste mês.

"A nenhum cidadão lhe assiste o direito de desrespeitar os símbolos nacionais, nomeadamente o Hino Nacional, o Presidente da República e a Assembleia Nacional Popular (ANP, Parlamento)", afirmou.

"Quando atitudes do género são assumidas, não só publicamente, mas perante representantes da comunidade internacional, atinge-se o ponto mais alto da ausência de ética de Estado e da expressão de uma grave crise institucional", acrescentou.

Na tomada de posse de "Nino" Vieira, Carlos Gomes Júnior foi filmado em directo pela televisão guineense a manter-se sentado antes de se dar início ao Hino Nacional, só se levantando depois de o vice- presidente do parlamento angolano, João Lourenço, lhe ter chamado a atenção.

No entanto, as opiniões divergem quanto a um eventual aproveitamento político da situação, uma vez que as imagens mostram que o primeiro-ministro não reage ao final da intervenção de "Nino" Vieira e que se levanta um tudo de nada antes de soarem os primeiros acordes do Hino Nacional.
JSD/NV.
Lusa/fim



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?