quinta-feira, setembro 22, 2005

PM sobre a posse de Nino: Governo fará "todos os possíveis" para cumprir dia 1

Origem do documento: www.lusa.pt, 22 Set 2005

Governo quer tomada de posse de "Nino" a 01 de Outubro

Lisboa, 22 Set (Lusa) - O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, disse hoje à Agência Lusa que o Governo guineense vai fazer "todos os possíveis" para que o novo Presidente do país, João Bernardo "Nino" Vieira, tome posse a 01 de Outubro.

"O Governo vai fazer todos os possíveis para cumprir" com a deliberação parlamentar que fixa 01 de Outubro como dia para a tomada de posse do no Presidente da República da Guiné-Bissau, afirmou Carlos Gomes Júnior.

"Foi isso que garantimos ontem (quarta-feira) às Nações Unidas", sublinhou o chefe do governo guineense.

O primeiro-ministro guineense chegou hoje a Lisboa procedente de Nova Iorque, onde participou na 60ª Assembleia-geral das Nações Unidas, e regressa sexta-feira à Guiné-Bissau.

Carlos Gomes Júnior reuniu-se quarta-feira com o secretário- geral da ONU, Kofi Annan, para "discutir a situação pós-eleitoral na Guiné-Bissau".

Kofi Annan afirmou no final do encontro que a tomada de posse de "Nino" Vieira é necessária para que a ajuda internacional ao país possa recomeçar. Para o secretário-geral da ONU, "a tomada de posse do novo presidente servirá para restaurar totalmente a ordem constitucional e estabelecer as condições necessárias para a ajuda internacional e para a convocação de uma conferência de doadores em Novembro", segundo disse um porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas.
MSE.
Lusa/Fim



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?