sexta-feira, setembro 02, 2005

"Nino" Vieira será empossado a 01 de Outubro

Origem do documento: www.lusa.pt, 02 Set 2005

Bissau, 02 Set (Lusa) - A investidura de "Nino" Vieira no cargo de chefe de Estado da Guiné-Bissau será a 01 de Outubro próximo, declarou hoje aos jornalistas o presidente do Parlamento, Francisco Benante.

A decisão foi comunicada no final de uma polémica reunião da Comissão Permanente do Parlamento guineense, em que os deputados do Partido da Renovação Social (PRS) e do Partido Unido Social Democrata (PUSD) - oposição - abandonaram a sala por discordarem da proposta de data da tomada de posse do novo Presidente.

Francisco Benante frisou, no entanto, que o facto de os deputados do PRS e do PUSD terem abandonado a reunião não invalidou a continuidade da mesma, porque havia "quórum" para prosseguir.

Sola Nquilin, do grupo parlamentar do PRS, defendeu uma opinião contrária, afirmando à imprensa que os deputados que ficaram na sala não podiam tomar "qualquer decisão de fundo".

Lamentando a política de "cadeira vazia" dos deputados do PRS e do PUSD, o presidente do Parlamento explicou que os restantes deputados se viram na contingência de ter de tomar uma decisão sobre a data de tomada de posse de "Nino" Vieira.

"Por ser uma cerimónia de investidura daquele que será ao fim e ao cabo o Presidente de todos os guineenses, julgamos necessário preparar de forma condigna essa cerimónia e, por isso, adoptámos o dia 01 de Outubro para data da cerimónia", afirmou.

O presidente do Parlamento disse ainda não esperar dificuldades na aceitação dessa data, porque as decisões saídas do órgão que dirige "são vinculativas".
MB.
Lusa/fim



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?