terça-feira, setembro 20, 2005

Governo aumenta preço de combustíveis em mais de 20%

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 20 Set 2005

O Governo guineense subiu hoje o preço dos combustíveis em mais de 20 por cento, decisão justificada com a necessidade de fazer face ao aumento da cotação do crude.

O preço do litro de gasolina de mistura foi fixado em 520 francos CFA, o que traduz um aumento de 22,36 por cento, e o preço do litro do gasóleo aument ou 20,52 por cento, para 488 fracos CFA.

Segundo o ministro da Energia e Recursos Naturais, Rui Araújo, o Executivo guineense não tinha outra alternativa para fazer face à evolução dos preços dos produtos petrolíferos a nível do mercado internacional.

Ainda de acordo com Rui Araújo, desde Novembro último que a Guiné-Bissau não actualizava os preços a nível interno, quando em toda a sub-região o custo de derivados do petróleo aumentaram.

Através de um despacho hoje publicado, o ministro da Energia e Recursos Naturais guineense determinou que, doravante, o gasóleo será vendido à Empresa de Electricidade e Aguas da Guiné-Bissau (EAGB) a 396 francos CFA o litro, enqua nto que a gasolina sem mistura custará 736 francos CFA.

O petróleo utilizado na iluminação das habitações será vendido por 430 francos CFA por litro.

No entanto, Rui Araújo sublinhou que o Governo fez questão de não mexer muito no preço do gasóleo para venda ao público, por ser este o produto mais ut ilizado pelos guineenses tanto nos meios de transporte como nas actividades de produção.

Por outro lado, o Governo já encetou os contactos com os parceiros do Conselho Nacional da Concertação Social (CNCS) - instituição que engloba sindicatos e organizações patronais - com vista a encontrar mecanismos que possam levar a soluções de compromisso para diminuir o impacto dos aumentos agora decretados.

Segundo Rui Araújo, o Governo pretende ver os membros do CNCS a chegare m a um acordo para que não haja no país "aumentos significativos" a nível dos preços dos bens de primeira necessidade bem como nos produtos e serviços sociais.

Neste sentido, o Governo já instruiu os serviços de Viação e Transporte s Terrestres para procederem à actualização das tarifas de circulação nos transportes colectivos públicos, tendo sempre em atenção os preços a praticar, lembrou o ministro da Energia e Recursos Naturais.

Rui Araújo afirmou ainda que o Executivo não queria aumentar os preços dos combustíveis tendo procedido a várias medidas correctivas, nomeadamente o abaixamento de taxas alfandegárias para os exportadores de derivados do petróleo, mas, no fim, viu-se mesmo obrigado a avançar para a medida.

Contudo, disse esperar que os actuais aumentos não tenham "grandes impactos" no custo real da vida dos guineenses.

O último aumento do preço dos combustíveis na Guiné-Bissau foi decretado pelo Governo em Novembro de 2004.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?