quarta-feira, agosto 24, 2005

Tolerância de ponto na função pública para combater surto cólera

Origem do documento: www.lusa.pt, 23 Ago 2005

Bissau, 23 Ago (Lusa) - O governo guineense decretou hoje tolerância de ponto na função pública para que os servidores de Estado possam participar na Jornada Nacional de Luta Contra a Cólera (JNLCC), que já causou cerca de centena e meia de vítimas mortais.

Em comunicado emitido pelo gabinete do ministro da Presidência e porta-voz do executivo, Daniel Gomes, os funcionários públicos foram informados de que estavam dispensados de trabalhar para que pudessem participar nas acções enquadradas na JNLCC, oficialmente instituída em conselho de ministros.

A partir de agora, o dia 24 de Agosto será consagrado ao combate à cólera, doença já endémica na Guiné-Bissau, sobretudo no período das chuvas, como é o caso agora, em que já foram registados, desde Junho último, cerca de oito mil casos de infecção pela cólera.

Para a Jornada de Luta Contra a Cólera, que decorrerá em todo o território nacional guineense, o governo pede às instituições públicas, privadas, religiosas e não- governamentais (ONG+s) que ponham à disposição das brigadas do saneamento os meios financeiros e materiais de que disponham.

A Câmara Municipal de Bissau (CMB), única edilidade organizada no país, terá a responsabilidade de coordenar os meios e os elementos das brigadas que vão participar nas acções de limpeza.

A capital guineense é a zona mais afectada pela cólera, com cerca de 5000 mil casos.

Segundo Tomé Cá, Director-Geral da Saúde Pública guineense, a epidemia está a aumentar a cada dia que passa, sendo as zonas rurais as mais afectadas.

Ainda de acordo com o Director-Geral da Saúde, os serviços sanitários têm tido capacidade para responder aos vários apelos, mas o problema reside na falta de medicamentos, material médico e viaturas apropriadas para atingir as zonas mais recônditas.
MB.
Lusa/Fim



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?