segunda-feira, agosto 29, 2005

Sanhá insiste na recontagem dos votos

Origem do documento: www.lusa.pt, 29 Ago 2005

Sanhá propõe pacto a "Nino" para solucionar crise pós-eleitoral na Guiné-Bissau

Bissau, 29 Ago (Lusa) - O candidato derrotado na segunda volta das presidenciais guineenses propôs a "Nino" Vieira, vencedor do escrutínio, um pacto de consenso visando uma solução política para o impasse que se vive na Guiné-Bissau.

"Desafio o general +Nino+ Vieira, a bem da verdade e da lisura, a deixarmos de lado as decisões dos tribunais e, em conjunto, decidirmos encontrar uma solução política para este contencioso eleitoral", afirmou Malam Bacai Sanhá, num comício, domingo a noite, na sede nacional do PAIGC em Bissau.

O candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder) rejeita o resultado do escrutínio de 24 de Julho e quer que "Nino" Vieira aceite que as urnas sejam reabertas para que os votos possam ser recontados.

Segundo Bacai Sanhá, esta seria a única forma de acabar com o "clima de suspeição", que diz pairar sobre os resultados eleitorais "Seria a única maneira de limparmos este processo cheio de irregularidades e de suspeições. E, uma vez abertas as urnas e os votos recontados, o vencedor teria toda a legitimidade de vitória", disse Bacai Sanhá, para quem houve "fraude maciça" com o objectivo de dar a vitória a "Nino" Vieira.

Sanhá falava aos seus apoiantes na sede do PAIGC, a quem deu conta dos resultados da sua deslocação à Nigéria, juntamente com o presidente do PAIGC, Carlos Gomes Júnior.

Malam Bacai Sanhá deslocou-se a Abuja a convite do presidente nigeriano e líder em exercício da União Africana (UA), Olesegun Obasanjo, a quem disse ter explicado as razões por que continua a rejeitar os resultados das presidenciais guineenses.

A Agência Lusa não conseguiu obter uma reacção de "Nino" Vieira, que se encontra fora do país desde sexta- feira em visita privada à Europa, incluindo Portugal.
MB.
Lusa/fim



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?