segunda-feira, agosto 22, 2005

Brasil ajuda Cabo Verde a criar universidade

Origem do documento: Deutsche Welle, Bona, 21 Ago 2005

O projecto de criação da primeira universidade pública em Cabo Verde vai merecer especial atenção durante a visita a Brasília do primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, que chegou no domingo à capital brasileira.

Na segunda-feira, José Maria Neves tem encontros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim e com o presidente do Tribunal de Contas da União, Adylson Motta.

A cooperação brasileira para a instalação da Universidade de Cabo Verde foi acertada em Julho do ano passado, quando o presidente Lula da Silva visitou o arquipélago africano. De acordo com o governo brasileiro, o Ministério da Educação (MEC) está a dar consultoria técnica no planeamento da universidade cabo-verdiana e vai também qualificar professores.

O projecto será discutido amplamente pela ministra da Educação e Valorização dos Recursos Humanos de Cabo Verde, Filomena Martins, que integra a delegação africana, e o seu homólogo brasileiro Fernando Haddad.

Actualmente, dos 300 professores do ensino superior do arquipélago, apenas três por cento são doutores e 21 por cento são mestres. O governo de Cabo Verde pretende formar no Brasil o corpo docente da nova universidade, que será concebida segundo os padrões brasileiros de instituições públicas de ensino superior. Os representantes dos dois países vão analisar igualmente programas que trazem cabo-verdianos para estudar no Brasil.

Dados do governo brasileiro mostram que as exportações do Brasil para Cabo Verde no primeiro semestre deste ano foram de 11,8 milhões de dólares , contra importações de apenas 22 mil dólares. No ano passado, as vendas de produtos brasileiros para o arquipélago representaram 16,6 milhões de dólares face a importações de 23 mil dólares.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?