terça-feira, junho 28, 2005

Kumba Ialá aceita os resultados «em nome da democracia»

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 28 Jun 2005

O ex-presidente guineense Kumba Ialá anunciou em Dacar (Senegal) que aceita os resultados das eleições presidenciais de 19 deste mês "em nome da democracia" e dos "interesses superiores do país".

Kumba Ialá, que desta forma voltou atrás na sua posição, falava numa conferência de imprensa que promoveu na capital senegalesa, após um encontro com o Chefe de Estado do Senegal, Abdoulaye Wade.

O ex-presidente guineense prometeu ainda indicar em breve quem vai apoiar na segunda volta das eleições presidenciais na Guiné-Bissau Horas antes, Wade já se tinha reunido em separado com os dois candidatos mais votados nas presidenciais guineenses, Malam Bacai Sanhá, apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), e João Bernardo "Nino" Vieira, que se apresenta como independente.

Os três primeiros classificados da votação deslocaram-se a Dacar no fim-de-semana a convite do presidente senegalês que, mandatado pela União Africana (UA), pretendia evitar uma nova crise política na Guiné-Bissau após a publicação dos resultados definitivos oficiais da primeira volta das presidenciais.

Segundo a Radio France International (RFI), Kumba Ialá afirmou que aceita os resultados eleitorais, embora continue a sustentar que foi o vencedor da primeira volta.

O ex-presidente guineense (2000-2003) prometeu indicar assim que chegar a Bissau quem, entre Bacai Sanhá e "Nino" Vieira, vai beneficiar do seu apoio na segunda volta.

Kumba Ialá apoiado pelo Partido da Renovação Social (PRS) foi o terceiro candidato mais votado na primeira volta, obtendo 25 por centro dos votos, contra 35,45 de Bacai Sanhá e 28,87 de Nino Vieira.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?