quinta-feira, novembro 25, 2004

Presente na X Cimeira da Francofonia

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 24 Nov 2004

Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé na cimeira da francofonia

Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe são os três países lusófonos presentes na X Cimeira da Organização Internacional da Francofonia, a decorrer entre sexta-feira e sábado em Ouagadougou, Burkina Fasso.

A presença do presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, na cimeira, onde vai intervir sobre questões ligadas às dificuldades específicas dos pequenos países insulares, é considerada pela imprensa cabo-verdiana como "simbolicamente importante".

Segundo meios políticos e diplomáticos, a participação de Pedro Pires no encontro de Burkina Fasso assume particular importância por traduzir uma aproximação à organização francófona, depois do mesmo chefe de Estado não ter participado em Julho último na cimeira da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em São Tomé.

Por seu lado, o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, afirmou à Agência Lusa em Bissau que aproveitará o encontro de Ouagadougou para explicar a actual situação do país e procurar apoios visando ultrapassar as dificuldades existentes.

"Vou ter vários encontros com parceiros bilaterais, no sentido de os sensibilizar para apoio de que necessitamos para a realização de uma Mesa Redonda sobre a Guiné-Bissau", disse.

Presente no encontro, dedicado ao tema "A Francofonia, espaço solidário para um desenvolvimento durável", estará também o presidente de São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes.

Em declarações à Agência Lusa, o assessor de imprensa da presidência são-tomense, Adelino Luca, confirmou que Fradique de Menezes, que se encontra em Argel, Argélia, no âmbito da cimeira de NEPAD (Nova Parceria para o Desenvolvimento Africano) seguirá depois para Ouagadougou, onde participará na cimeira da francofonia.

Adelino Luca acrescentou que Fradique de Menezes, que é também presidente em exercício da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), seguirá do Burkina Faso para a Guiné-Bissau, que visita domingo, para auscultar as autoridades locais numa perspectiva de se consolidar a estabilidade político-militar naquele país lusófono.

A Organização Internacional da Francofonia conta 51 países membros (incluindo Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé) e quatro observadores - Lituânia, Polónia, República Checa e Eslovénia.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?