quinta-feira, outubro 07, 2004

Salários em atraso, fome e corrupção

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 07 Out 2004

Militares reclamam pagamento de salários e negam golpe de Estado

Os militares revoltosos da Guiné- Bissau emitiram hoje o seu primeiro comunicado no qual reclamam o pagamento dos salários em atraso e negam que a sua acção constitua um golpe de Estado.

O comunicado foi lido na rádio oficial às 11:00 locais (12:00 em Lisboa) e assinado pelo major Baule Ianta Nmone, um dos oficiais que integrou o contingente da Guiné-Bissau na missão de paz da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na Libéria.

O documento não faz qualquer referência às mortes do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) da Guiné-Bissau, general Veríssimo Correia Seabra, nem do porta-voz do Exército e chefe do Departamento de Recursos Humanos do Estado-Maior das Forças Armadas, coronel Domingos Barros.

No comunicado, os militares que protagonizaram as movimentações militares em Bissau realçam também a existência de "condições desumanas" nas casernas, a "fome generalizada" em todos os aquartelamentos militares do país, o "elevado grau de corrupção" no seio das chefias militares e o "clientelismos nas promoções".

Num balanço feito à Agência Lusa sobre as informações de que dispõe a partir de Bissau, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, António Carneiro Jacinto, referiu precisamente que, além das reivindicações salariais, os militares revoltosos reclamam melhores condições logísticas a nível de equipamentos e alimentação.

Perante os desenvolvimentos no terreno, o porta-voz acrescentou que o ministério português conclui que se tratou de uma "sublevação militar" e que "nada tem a ver com divisões étnicas", dado que Veríssimo Seabra era da etnia papel, quando a maior parte do exército é composto por elementos de etnia balanta.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?